segunda-feira, 31 de maio de 2010

Recife recebe Oficina de Formação de Mobilizadores


Membros da comunidade da Bomba do Hemetério, bairro da capital pernambucana, serão incentivados a promover ações que estimulem a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento do ensino. As orientações para a realização dessas atividades serão oferecidas durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação que será promovida nesses dias 02 e 03 de junho, em Recife.


Realizada pelo Instituto Wal-mart, em parceria com o Ministério da Educação (MEC), a Oficina será ministrada na sede do Grêmio Estudantil Canto do Rio e deverá reunir pais e mães de estudantes de escolas públicas, alunos, educadores e lideranças sociais locais.

O consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, deverá coordenar as exposições referentes aos programas e às ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade do ensino no País. Deverá apresentar, ainda, orientações aos mobilizadores locais para o trabalho de sensibilização das famílias em relação à importância do acompanhamento da trajetória de ensino dos filhos.

A abertura da programação ficará a cargo dos representantes do Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania. A gerente do Programa de Desenvolvimento Local Integrado do Instituto, Adriana Franco, deverá expor informações sobre a realidade da Educação pública no bairro.

Programa Bombando Cidadania

O Bombando Cidadania é programa cujas ações são direcionadas à elevação dos índices sociais da comunidade da Bomba do Hemetério, no Recife. O objetivo é contribuir para o aumento da renda, a melhoria da qualidade dos serviços públicos, o fortalecimento das manifestações culturais, a mobilização e a organização social.
O programa tem como eixos de atuação a cultura, a educação, a saúde e a geração de renda e visa promover o desenvolvimento a partir das potencialidades locais da Bomba do Hemetério.

Bomba do Hemetério

O nome do bairro é inspirado na bomba de água colocada sobre um poço por um morador da localidade, chamado Hemetério. A população vizinha se dirigia ao local dizendo ir à bomba do Hemetério. Na Bomba do Hemetério estão alguns dos blocos carnavalescos e maracatus do Recife.

Serviço:
Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação
Data: 02 e 03 junho de 2010
Endereço: Grêmio Estudantil Canto do Rio, Rua do Rio, sem número, Bomba do Hemetério, Recife (PE).

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Formação de mobilizadores alcança interior cearense


Juazeiro do Norte

Foi encerrada nesta sexta-feira, 28 de maio, a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada no município de Juazeiro do Norte, na região Sul do estado do Ceará. O evento de capacitação reuniu lideranças de diversos segmentos sociais que receberam, desde a quinta-feira (27), orientações para a realização de atividade de incentivo à participação das famílias na vida escolar dos filhos.

Promovida pelo Ministério da Educação (MEC), a Oficina contou com a participação do Secretário Municipal de Educação de Juazeiro do Norte, Cícero Ricardo Ferreira Lima, de professores e diretores de escolas públicas do município e da região e de representantes do segmento religioso. Estiveram representados na atividade, ainda, os municípios de Iguatu, Barbalha e Pentecoste.

Durante a programação da Oficina, a assessora especial do Ministério da Educação, Linda Goulart, ofereceu aos mobilizadores informações sobre os principais programas e as ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação nas escolas das redes públicas de todo o País. Os participantes foram orientados, ainda, sobre como promover iniciativas de Mobilização Social pela Educação que estimulem a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar e consequente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Ao final da Oficina, o professor Cícero Henrique Pereira de Brito, de Juazeiro do Norte, compôs um repente sobre a Mobilização:

Mobilização Social pela Educação

Eventos desta natureza enriquecem o cidadão,
seja ele rico ou pobre, de todas as regiões,
do cariri, estado ou nordeste que entre nós enriquece com tantas informações,
repassadas pela representante do MEC
aqui no coração do nordeste, Juazeiro do meu padrinho Cícero Romão,
que em sua trajetória de vida, mostrava preocupação
com o estilo de vida de toda a população.
Em sábias palavras disse: “preservar a natureza é mostrar a educação”,
esse é um dos conselhos do padre Cícero Romão.


Autor: Cícero Henrique Pereira de Brito

Pacajus

Lideranças sociais do município de Pacajus, na região metropolitana da Fortaleza, também participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade, nos dias 24 e 25 de maio.

O evento reuniu representantes da Secretaria Municipal de Educação, gestores e professores das redes públicas, vereadores, estudantes e lideranças do segmento religioso.

Entre os depoimentos de destaque durante o evento de formação, os jovens membros da Missão Ceifa, organização da igreja Assembléia de Deus, manifestaram-se estimulados a integrar a Mobilização Social pela Educação e a promover ações direcionadas às famílias de suas comunidades. A partir das informações que receberam durante a Oficina, esses jovens deverão conscientizar os pais a respeito da importância do acompanhamento da trajetória escolar dos filhos para o alcance e superação das metas do Ideb e, como consequência, para a melhoria dos índices sociais locais.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Municípios do Vale do Paraíba são envolvidos na Mobilização



Famílias do Distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba, São Paulo, serão incentivadas a reforçar a atenção à vida escolar dos filhos. A divulgação sobre a Mobilização Social pela Educação será promovida pela representante do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, Doris Cardoso Prudente Bertolino, aos pais e mães do conjunto habitacional Terra dos Ipês II. A atividade será realizada no próximo domingo, 30 de maio, na igreja do Evangelho Quadrangular.

Mobilizadores de outros municípios da região do Vale do Paraíba também têm reforçado a realização de atividades direcionadas à conscientização dos pais a respeito da importância do acompanhamento da trajetória escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. A intensificação das ações é resultado da participação desses atores na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento promovido em Pindamonhangaba, no mês de abril.

Como resultado das orientações recebidas na Oficina, o supervisor de Ensino do Departamento de Educação, Cultura e Esportes do município de Taubaté, José Antônio Medina Marques, divulgou aos diretores das escolas da rede informações sobre a Mobilização Social pela Educação. A exposição contou com a colaboração da professora de Educação Infantil, Neide Bandeira e da supervisora de ensino, Virgínia Durci, ambas também participantes da capacitação em Pindamonhangaba.

Os gestores foram incentivados a disseminar a mensagem sobre a Mobilização à comunidade escolar onde atuam, além de replicar o mesmo conteúdo nos ambientes religiosos das proximidades das unidades de ensino.

Ainda em Taubaté, a professora Elma Salatiel Rodrigues Rosa Veloso programa realizar uma atividade para divulgação sobre Mobilização aos membros da igreja Assembléia de Deus. Para a exposição, ela deverá contar com a colaboração dos representantes do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba que deverão incentivar e orientar a formação de um comitê local.

Em São José dos Campos, o pastor Carlos Nelson iniciou o trabalho de Mobilização na Igreja Assembléia de Deus, logo após a participação na Oficina de Formação. O estímulo à interação família-escola também tem sido divulgado pelo pastor durante o programa que ele conduz na Rádio Logos FM.

O pastor Luiz Celso de Souza e sua esposa, Zenilda Aparecida Gomes de Souza, também têm divulgado a Mobilização Social pela Educação às famílias do município de Tremembé.

Aos pais de estudantes de escolas da zona rural de Pindamonhangaba, a mensagem sobre a Mobilização tem sido levada pela professora Ana Lúcia Cipriano. Com esse público, a educadora tem discutido o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para explicar aos pais o reflexo positivo da atenção dada pela família à trajetória de ensino dos filhos.

Com informações dos membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, Doris Bertolino e João Moreno

Oficina de Formação de Mobilizadores em Pindamonhangaba

Comitê local conquista novas adesões

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba passou a contar com novos membros a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores realizada na cidade, de 16 a 18 de abril. O evento contou com a participação de representantes de sete municípios da região do Vale do Paraíba, incluindo membros do Departamento de Educação, Cultura e Esportes do município de Taubaté.


Durante a Oficina, foram oferecidas informações sobre os principais programas e as ações empreendidos pelo poder público e prol da qualidade do ensino no Brasil. Os mobilizadores foram orientados a divulgar às famílias estas e outras informações para que, tendo ciência dos recursos aplicados, pais e mães de alunos de escolas públicas possam fiscalizar e cobrar a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os participantes da Oficina foram estimulados, ainda, a incentivar as famílias a promoverem ações que possam colaborar com a melhoria da qualidade do ensino nas escolas.


Após as exposições, conduzidas pelo consultor MEC/OEI, Sérgio Maia, os participantes do evento ofereceram importantes contribuições ao debate sobre a Mobilização e manifestaram o interesse e o compromisso em colaborar com a elevação do Ideb nas localidades onde vivem e trabalham. Assim, o Comitê de Pindamonhangaba passou a contar com um número maior de integrantes.

Outro grupo de participantes da Oficina formou um Comitê Regional de Mobilização que deverá atuar nos demais municípios do Vale do Paraíba. Integram esse grupo representantes das cidades de Pindamonhangaba, Taubaté, Campos do Jordão, Tremembé, São José dos Campos e Santo Antônio do Pinhal, além de Mogi das Cruzes, que apesar de não pertencer ao Vale do Paraíba, também encaminhou participante ao evento.

Nessas localidades, os mobilizadores se comprometeram em promover o lançamento local do Plano de Mobilização, além de expandir a divulgação aos municípios adjacentes.

Com informações dos membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, Doris Bertolino e João Moreno

Pindamonhangaba:

O Comitê de Mobilização Social pela Educação possui atualmente a seguinte composição:

Adelrickson Rebelo de Britto - adelrickson@yahoo.com.br
Adriana de Lima - dricalima71@hotmail.com
Ana Carolina da Silva Honorato - iead.madureira@hotmail.com
Ana Lúcia dos Santos Pinto Cipriano - cipriano.cipriano@ig.com.br
Ana Maria Rodrigues dos Santos - camila.nadia@hotmail.com
Ana Paula Gomes Bezerra - alencareassociados@yahoo.com.br
Andressa Pereira Lessa Veiga dos Santos - Andressa-pl@ig.com.br
Antonio da Cunha Júnior - cunhajrr@hotmail.com
Antonio Ramos da Silva - psaobenedito_mc@ig.com.br
Bárbara Zenita França Macedo – SME *1- educacao@pindamonhangaba.sp.gov.br
Carlos Alberto Cavaleiro - p_rosario_fatima@superig.com.br
Carmo Lima de Souza - carmolimasouza@ig.com.br
Clóvis Ferrer Ribeiro - clovisferrer@yahoo.com.br
Cristiano Ferreira - sbaa.9050@hotmail.com
Doris Cardoso Prudente Bertolino -dorisbertolino@ig.com.br
Dulce de Jesus Furtado Oliveira - dulcefurtado1_@hotmail.com
Edivalda Alves Moreira - edivalda_alves@hotmail.com
Eliane Artico - sbaa.9050@hotmail.com
Evanilda C. Moraes - vanyfranca@msn.com
Ezilda Heliete de Souza - eelieti@igtelefonica.com.br
Geni Dias Ramos - donageni@camarapinda.sp.gov.br
Gicele de Paiva Giudice - de20204g@see.sp.gov.br
Jarbas Oliveira Nóbrega - jarbasolno@yahoo.com
João Moreno Filho - jmorenofilho@uol.com.br
José Adriano Leodoro - adriano.letras@yahoo.com.br
José Alencar Lopes - Pastor da IEAD Ministério Madureira - alencareassociados@yahoo.com.br
Keila Cristina Gomes Bezerra - alencareassociados@yahoo.com.br
Luiz Otavio Palhari - Diretor Geral da Faculdade de Pindamonhangaba (FAPI) - diretoria@fapi.br
Magda Felix Paiva Leme – Pastora da Igreja do Evangelho Quadrangular - magda.felix@hotmail.com
Maria Helena dos S. Villa Nova - cotefapi@fapi.br
Maria Izabel Andrade Moura Prudêncio dos Santos - mariaizabelprudencio@yahoo.com.br
Nair Rodrigues Moraes
Regina Celia Bertolino Muniz - rcbertolino@ig.com.br
Regina Maria Silva Pereira - psaobenedito_mc@ig.com.br
Renata Galvão Ferreira - sbaa.9050@hotmail.com
Rute Lidiane Pires - rutelidianipires@ibest.com.br
Salatiel de Oliveira Santos – Pastor IEAD Ministério Taubaté - pr.salatielsantos@hotmail.com
Samuel Souza Lima -
Soeli Bueno De Araujo Almeida - sbaa.9050@hotmail.com
Solange Soares de Brito Neves - solangebneves@yahoo.com.br
Thalita Pinho de Menezes Leite - thalita.menezes@hotmail.com
Thiago da Silva - Thiago_missoes2@hotmail.com
Viviane da Silva Rodrigues Moreira Gomes - abnerviviane@gmail.com
Viviane Galvão Botelho Neves – Intérprete de Libras - IEAD Ministério Belém - vivygalvao@yahoo.com.br


*1 Secretaria Municipal de Educação

Vale do Paraíba:

O Comitê de Mobilização Social pela Educação é composto pelos seguintes membros:

Daniel Ribeiro – Pastor – IEAD *2 Ministério Belém de Caçapava - prdanielribeiro@yahoo.com.br drjunior-92@hotmail.com
Rubens Lopes Guimarães Junior - IEAD Ministério de Cachoeira Paulista - marotta.junior@hotmail.com
Sueli Marli de Souza Muniz - Igreja Católica/Conselho Tutelar de Campos do Jordão - conselhotutelarcj@ig.com.br
Terezinha Cristina Monte Sião da Silva - Pastoral Familiar de Campos do Jordão - cristina.tiateca@hotmail.com
Alexandre Marciano da Silva - Conselho Tutelar de Jacareí - marcianoespanhol@yahoo.com.br
Almir santos Gonçalves - Prefeitura Municipal de Jacareí - almir.santos@jacarei.sp.gov.br
Luiz Henrique Perfoglia Honório - Igreja Católica de Jacareí - luizhfh@hotmail.com
Elizabeth Ribeiro Sei - Secretaria Estadual / Mogi das Cruzes - elirisei@yahoo.com
Marlene Maldonado - Escola Cristã de Educação Infantil A Sementinha / Mogi das Cruzes - info@sementinha.org.br
Raphael Veiga dos Santos - IEAD Ministério Madureira de Roseira - ph-veiga@hotmail.com
José Antonio Rodrigues dos Santos-Pastor - IEAD Ministério Belém de Santo Antonio do Pinhal - prjgaspar@yahoo.com.br
Camila Müller Gama - Fundação Helio Augusto de Souza de São José dos Campos - camilamullergama@yahoo.com.br
Carlos Nelson Gonçalves da Silva - IEAD Ministério Belém de São José dos Campos - prcarlosnelson@yahoo.com.br
Rute Maria Furquim - São José dos Campos - rutetf@ig.com.br
Elma Salatiel Rodrigues Rosa Veloso - IEAD Ministério de Taubaté - elminha_ita@yahoo.com.br
José Antônio Medina Marques - Supervisor de Ensino - Diretor de Escola em Taubaté - jamar280@hotmail.com
Neide bandeira de Oliveira – Departamento de Educação de Taubaté - neidebandeira@hotmail.com
Virgínia Durci - Prefeitura Municipal de Taubaté - vidurci@yahoo.com.br
Luiz Celso de Souza - IEAD Ministério Belém de Tremembé - pastorluizcelso@hotmail.com
Zenilda Aparecida Gomes de Souza - IEAD Ministério Belém – Tremembé - pastorluizcelso@hotmail.com
Mauro Xavier - São José dos Campos - mauroxavier@yahoo.com.br

*2 Igreja Evangélica Assembléia de Deus (IEAD)

Cartilha da Mobilização é apresentada em escola de Bauru (SP)


A comunidade da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Chaparro Costa, em Bauru (SP), recebeu, no dia 20 de maio, informações sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Conduzidas pelo membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação do município, Ismael Jesus, as exposições foram realizadas durante as reuniões de pais e mestres, no período da manhã e da tarde.

Durante as apresentações, mais de 500 pais de alunos receberam orientações sobre como acompanhar o cotidiano escolar dos filhos, contribuindo, desse modo, para a melhoria do aproveitamento do ensino. Após as exposições, os pais se dirigiram às salas de aulas de seus filhos, onde receberam dos professores exemplares das Cartilhas.

Com informações do mobilizador Ismael Jesus, membro do Comitê de Mobilização de Bauru (SP).


quarta-feira, 26 de maio de 2010

Mobilizadores de Jaraguá (GO) promovem ações nas escolas


Nesta sexta-feira, 28 de maio, a comunidade da Escola Estadual Diógenes de Castro Ribeiro, em Jaraguá, Goiás, poderá acompanhar, a partir da 9h30, a palestra sobre Mobilização Social pela Educação. A mesma exposição poderá ser conferida, ainda, por pais e educadores nas escolas municipais Affonsina de Freitas e São José, às 15h e 19h, respectivamente. As palestras serão conduzidas pela mobilizadora Vera Bravo.


Nos meses de abril e maio, mobilizadores do município realizaram ações em diversas unidades de ensino da rede pública, envolvendo familiares, estudantes e profissionais da educação, com o intuito de estimular os pais a participarem efetivamente da vida
escolar dos filhos. Mais de 10 escolas municipais e estaduais da cidade receberam palestras e orientações sobre a Mobilização Social pela Educação.

As atividades são realizadas por iniciativa da Pastoral da Educação local. A programação dos eventos é complementada, ainda, por palestras sobre drogas, conduzidas pelo tenente Thiago Abdala. Vera Bravo, por sua vez, além de apresentar o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a pais de alunos nas escolas públicas, também divulga a mensagem da publicação em creches, igrejas e instituições de ensino particulares de Jaraguá.


No dia 17 de maio, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), a exposição preparada pela mobilizadora foi direcionada a estudantes do 5º período de Pedagogia. Tendo em vista que a maioria desses alunos já atua como professor, os graduandos foram orientados a divulgarem o conteúdo da Cartilha em sala de aula e em reuniões com os pais.

Caminhada da Mobilização pela Educação

Como resultado da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, a Pastoral da Educação, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, entidades religiosas e escolas públicas e particulares, a comunidade de Jaraguá participou da 1ª Caminhada de Mobilização pela Educação, realizada no município, no dia 30 de abril.


Todas as escolas da rede pública da cidade participaram da ação e levaram faixas com mensagens que ressaltavam a importância de garantir o direito de todos à Educação, incentivando o envolvimento dos pais no cotidiano escolar dos filhos.

A atividade fez parte da programação da Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação de Jaraguá, instituída pela Lei nº 1.100 de 25 de março de 2010.

Leia mais sobre a Semana de Mobilização no município.

Com informações de Gláucia Matias, mobilizadora em Jaraguá (GO).

terça-feira, 25 de maio de 2010

Municípios da Paraíba ampliam a Mobilização


Município de Queimadas


Membros de comitês de Mobilização Social pela Educação da Paraíba incentivam as famílias da região a ampliar a participação na vida escolar dos filhos. A abordagem sobre o tema foi feita durante atividade promovida pelo Serviço Social da Indústria (SESI/PB), nos dias 19 e 20 de maio, no município de Queimadas.

A atividade reuniu 65 pais na Escola Municipal Tertuliano, onde as mobilizadoras e técnicas do SESI/PB, Sandra Regina Medeiros Lucena e Gerarda Xavier Nunes, além da representante da Diocese de Campina Grande, Maria José Melo proferiram palestra sobre a Melhoria da Qualidade do Ensino nas Escolas Públicas. As expositoras integram os comitês de Campina Grande e do SESI de Queimadas.

As apresentações foram realizadas nos períodos da manhã e tarde, com espaço para interação com os pais e esclarecimento de dúvidas a respeito da formas de participação das famílias no cotidiano escolar.

Com informações de Sandra Regina Medeiros Lucena

São João do Cariri

Conselho Tutelar de São João do Cariri foi responsável pela organização da atividade de lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação e de formação do Comitê de Mobilização local. O evento foi realizado em 15 de abril.

Entre outras lideranças locais, integram o Comitê de Mobilização o conselheiro tutelar, Francisco Júnior, e a representante da pastoral da educação, Rosa de Lourdes.

A atividade realizada no dia 15 contou com exposições sobre o Plano de Mobilização proferidas pela representante do Comitê da Paraíba, Azimar Fernandes.

A programação foi acompanhada por cerca de 400 convidados, entre pais e estudantes, além do juiz e do promotor de justiça, do prefeito, da primeira dama, do vice-prefeito; de conselheiros tutelares, escolares e dos Direitos da Criança e do Adolescente; padres, pastores, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas estaduais e municipais, de associações comunitárias, agentes comunitários de saúde e líderes de pastorais.


A programação do evento foi complementada, ainda, por apresentações da orquestra filarmônica municipal e da fanfarra do PETI, além de teatro e exposições culturais comandadas por alunos.

Serra Branca


A Mobilização Social pela Educação foi divulgada pela mobilizadora Azimar Fernandes em programa da Rádio Independente FM, no município de Serra Branca, a 18 quilômetros de São João do Cariri. Em razão da audiência do programa, três conselheiros tutelares de cidades vizinhas e um vereador de Serra Branca fizeram contato com mobilizadora e manifestaram interesse em participar da Mobilização.

Caturité

O município de Caturité, localizado na região metropolitana de Campina Grande, sediou o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Realizada no dia 24 de março, na Câmara de Vereadores, a atividade contou com palestra da representante do Comitê de Mobilização da Paraíba, Azimar Fernandes, e foi organizada pelo secretário de Educação do município, Laudemiro Lopes.

O lançamento reuniu 64 participantes, incluindo o prefeito, José Gervázio da Cruz, vereadores, conselheiros tutelares, diretores de escola, representantes de associações comunitárias, pastores e profissionais da saúde.

Incentivados a estimular a participação das famílias na vida escolar dos filhos para a melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas locais, os participantes do evento manifestaram entusiasmo em relação ao tema e se comprometeram em integrar e promover ações de Mobilização Social pela Educação. Para organização do trabalho coletivo, criaram o Comitê de Mobilização Social pela Educação de Caturité, cuja primeira reunião ficou agenda para o dia 11 de abril.

Com informações de Azimar Fernandes, representante do Comitê de Mobilização da Paraíba.


segunda-feira, 24 de maio de 2010

Mobilizadores da Bahia avaliam ações em Oficina de Formação


Representantes de secretarias de Educação de diversos municípios, da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas e do Ministério Público da Bahia, além de lideranças religiosas, participaram da segunda Oficina de Formação de Mobilizadores promovida na Bahia pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Comitê local de Mobilização Social pela Educação. A atividade foi realizada nos dias 14 e 15 de maio, em Salvador.

O evento teve como objetivo reforçar as ações promovidas no estado referentes ao cumprimento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Tais iniciativas vêm sendo empenhadas com a finalidade de sensibilizar as famílias locais para importância da participação na vida escolar dos filhos.

Durante a abertura da Oficina, a representante do Ministério Público da Bahia, promotora Márcia Guedes, apresentou informações sobre a realidade social da educação pública no estado, além de refletir sobre a importância da educação ainda na primeira infância, etapa da formação, como ressaltou, “quando ocorre a formação do caráter do indivíduo”.

A Oficina ofereceu espaço, ainda, para troca de experiências sobre a Mobilização desenvolvida nos municípios baianos. O pastor da igreja Presbiteriana Unidas, da cidade de Canavieiras, Aderbal Oliveira dos Santos, contou que Mobilização Social pela Educação tem revelado nas crianças de sua localidade o cuidado com o meio ambiente e os animais.

A representante da Secretaria de Saúde de Lauro de Freitas, Maria de Fátima Carvalhal, destacou que a população estudantil alcançada pela Mobilização Social pela Educação é beneficiada, por conseqüência da boa formação escolar, pela prevenção e solução de problemas relacionados à saúde pública.

O professor Gilvan Quadros, que representou as secretárias de Educação dos municípios de Amargosa e São Miguel das Matas, falou sobre as diversas atividades de Mobilização que vêm sendo desenvolvidas em ambas as cidades.

Conteúdo da Oficina

A assessora especial do ministro da Educação, Fernando Haddad, Linda Goulart, coordenou a capacitação oferecida ao mobilizadores sociais pela educação da Bahia. Ela expôs informações sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas públicas da região, além do Plano de Ações Articuladas (PAR) e de dados financeiros referentes ao custeio/financiamento do ensino. Linda expôs, ainda, o mapa que pontua os 22 municípios baianos onde ocorre a Mobilização.

Os participantes da Oficina realizada em Salvador - que contou, ainda, com a presença de representantes da Educação pública do estado de Sergipe -, também receberam orientações sobre o uso da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, para o trabalho junto às famílias de alunos das redes públicas.

Com informações de Lélia Andrea Borges dos Santos, membro do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Bahia.

Educadores do interior paulista discutem Mobilização



Gestores, supervisores, professores e coordenadores de escolas públicas dos municípios paulistas de São Joaquim da Barra e Franca promoveram encontros em suas respectivas localidades para discutir a aplicação do Plano de Mobilização Social pela Educação. As reuniões foram organizadas pelo Comitê de Franca/Restinga, em parceria com a Pastoral de Educação.


No dia 28 de abril, educadores de São Joaquim da Barra trocaram experiências e definiram as ações de Mobilização a serem desenvolvidas na cidade. Na pauta desta reunião também foi discutido o Programa para uma Nova Educação, que envolve educadores, pais e alunos em ações realizadas com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.

Em evento semelhante, realizado no Centro Universitário de Franca (Uni-FACEF), no dia 19 de abril, diretores de escolas estaduais e municipais e demais profissionais da educação local trataram, ainda, da necessidade das unidades de ensino ampliarem o espaço de participação das famílias no cotidiano escolar dos filhos.

Em ambos os encontros, exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram distribuídos para os participantes como forma de subsidiar o trabalho de conscientização dos pais sobre a importância de acompanharem os estudos dos filhos.

De acordo com a mobilizadora de Franca, Nize Lane Soares do Couto Rosa, após os encontros, um número maior de profissionais das escolas do município tem procurado pela publicação e mais educadores têm se sentido motivados a aderirem à Mobilização. As próximas reuniões com os profissionais das escolas de Franca serão realizadas em periodicidade bimestral.


Com informações de Nize Lane Soares do Couto Rosa, membro do Comitê de Mobilização de Franca/Restinga (SP).

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Parnamirim (RN) recebe atividade de Mobilização

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Natal, Rio Grande do Norte, iniciou neste mês de maio as ações de conscientização das famílias da região metropolitana da capital potiguar sobre a importância da participação na vida escolar dos filhos. Com o objetivo de implementar o Plano de Mobilização Social pela Educação na localidade, membros do Comitê promoveram, no dia 5 de maio, encontro com pais de alunos das escolas públicas do município de Parnamirim.

Cerca de cem pessoas, entre pais de alunos, profissionais da educação e membros do Comitê local, estiveram presentes na reunião, realizada na igreja evangélica Ebenezer. Durante o encontro, os integrantes do Comitê de Mobilização, entre eles o Pastor José Jair e a mobilizadora Ione Campos Freitas, apresentaram a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos aos pais, estimulando o debate sobre o conteúdo da publicação.


A Mobilização também está sendo divulgada no município através da emissora de rádio Parnamirim FM. Diariamente, 15 minutos da programação da rádio são reservados para dar orientações e dicas para incentivar os pais a acompanharem a evolução escolar dos seus filhos, contribuindo, desse modo, para a melhoria da educação oferecida nas unidades de ensino públicas locais.



Com informações da mobilizadora Ione Campos Freitas, membro do Comitê de Mobilização de Natal (RN).

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Comitê de Bauru leva Mobilização a escolas estaduais


Diretoras e diretores de escolas estaduais de Bauru serão incentivados a ampliar espaço de participação dos pais no cotidiano escolar dos alunos, para a melhoria do aproveitamento do ensino. A orientação para esse trabalho de estímulo à interação família-escola será oferecida durante reunião a ser promovida, no dia 07 de junho, pelo Comitê local de Mobilização Social pela Educação, em parceria com
a Diretoria Regional de Ensino.

A definição de uma atividade especificamente voltada a esses diretores é resultado da primeira participação de uma representante das escolas estaduais na reunião do Comitê de Mobilização de Bauru, a supervisora da Diretoria Regional de Ensino, Júlia Fátima João.

O encontro mais recente Comitê foi realizado em 18 de maio e contou, ainda, com as presenças da assessora da Secretaria Municipal de Educação de Bauru (SME), Vera Casério; da coordenadora da Universidade Sagrado Coração, irmã Ana Cristina Távora de Albuquerque Lopes; e do representante do vereador Moisés Rossi, José Renato de Godoy Filho.

Como conseqüência da parceria com a SME, iniciada ainda em 2009, o Comitê de Bauru já havia envolvido os diretores de unidades de ensino municipais na Mobilização Social pela Educação. Outra conquista junto ao governo municipal foi o custeio da impressão, por parte da SME, de 25 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A publicação vem sendo distribuída, desde o início do mês de maio, em diversas atividades, às famílias dos alunos.

Quanto à Universidade Sagrado Coração, a irmã Cristina programa divulgar a mensagem da Mobilização às alunas do curso de Pedagogia.

Com informações de Rosimeire Roveda, membro do Comitê de Mobilização de Bauru

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Rio de Janeiro recebe Oficina de Formação de Mobilizadores



Lideranças sociais do estado do Rio de Janeiro estiveram reunidas nos dias 17 e 18 de maio, na capital fluminense, para participar da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Comitê local de Mobilização, no hotel Everest.

Mais de 90 participantes, entre pais, conselheiros tutelares, professores, gestores, líderes comunitários e religiosos, vereadores, membros de associações religiosas, de comitês de cidadania e da pastoral da educação acompanharam a programação da Oficina. Além da capital, estiveram representados no evento os municípios de Volta Redonda, Três Rios, Maricá, Campos dos Goytacazes, São Fidelis, São João da Barra, Belford Roxo, Nova Iguaçu, Angra dos Reis, São Gonçalo e Valença. O estado do Espírito Santo também foi representado por mobilizadores da cidade de Mimoso do Sul.

A atividade de abertura da oficina contou com a presença do vereador do Rio de Janeiro, Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara. As exposições da programação do primeiro dia de Oficina foram conduzidas pela assessora especial do Ministro da Educação e coordenadora das ações do Plano de Mobilização Social, Linda Goulart. O segundo dia de atividades foi coordenado pelo consultor MEC/OEI, Sérgio Maia.

A realização da Oficina teve como objetivo oferecer orientação aos mobilizadores do estado para a promoção de ações direcionadas à conscientização das famílias sobre a importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento do ensino.

Na etapa de conclusão do evento, os participantes realizaram, em grupos, o planejamento das atividades de mobilização que deverão continuar promovendo no estado. Os Planos de Ação tomaram como base as metas prioritárias previstas no Plano de Mobilização Social pela Educação.

Entre as ações programadas, consta a formação de novos comitês de mobilização que deverão atuar em conjunto com os já existentes no estado, de modo a reforçar as iniciativas implementadas na região em prol da garantia do direito de aprender a todos os estudantes.

O desafio dos mobilizadores sociais pela educação do Rio de Janeiro é contribuir com a elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) das escolas públicas da capital e de todo o estado.


Livro reúne experiências da Parceria Votorantim pela Educação


O projeto Parceria Votorantim pela Educação divulga suas práticas de Mobilização, desenvolvidas em diversos municípios brasileiros, em livro a ser lançado nesta quarta-feira, 19 de maio. O evento será realizado às 19 horas no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP).

Durante o lançamento, os participantes poderão trocar experiências e tomar conhecimento sobre as estratégias bem-sucedidas desenvolvidas pela Parceria para a melhoria da qualidade da educação.

Todo o conteúdo da publicação está disponível on-line. Acesse a versão digital clicando no link www.blogeducacao.org.br/livroParceria.

Leia mais sobre as ações da Parceria Votorantim no Blog Educação.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mobilização envolve alunos de Magistério no Maranhão



Estudantes do curso de Magistério, em Santa Inês, no Maranhão, participaram de sessão de estudos sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar. Coordenada pelo mobilizador Ranilson Edílson, a atividade foi realizada no dia 15 de maio e teve como objetivo envolver os futuros educadores na Mobilização Social pela Educação.


Entre outras orientações, futuros professores e professoras foram incentivados a abrir espaço e a estimular, no
exercício de sua profissão, o acompanhamento, por parte das famílias, no cotidiano escolar dos alunos. Receberam informações, ainda, sobre os reflexos desse comportamento para a evolução da formação do estudante e a conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

A Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi o material utilizado por Ranilson Edílson para o trabalho de reflexão com os futuros professores sobre a Mobilização Social pela Educação. O mobilizador aplicou, ainda, um questionário baseado no conteúdo da cartilha, com indagações referentes ao direito à educação de qualidade para todos.

Os estudantes presentes à sessão de estudos também foram convidados a participar do seminário que será realizado em 10 de setembro de 2010, em comemoração ao “Dia Municipal de Mobilização Social pela Educação”. A data foi instituída em Lei, ainda no ano de 2009, pela Câmara de Vereadores de Santa Inês.

Comitê de Mobilização

As ações do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Santa Inês (MA), que além de Ranilson Edílson conta, ainda, com a participação das mobilizadoras Francisca Flôr Silva, Linete de Jesus Colares Moreira e Maria de Jesus Rodrigues, têm alcançado as famílias dos municípios de Bom Jardim, Tufilândia, Zé Doca, Alto Alegre do Pindaré, Buriticupu, Bom Jesus das Selvas, Barreirinhas, Monção, Peritoró, Codó, Santa Luzia e Pindaré-Mirim.

Com informações do mobilizador Ranilson Edíson.


segunda-feira, 17 de maio de 2010

Assis (SP) capacita Mobilizadores Sociais pela Educação


Cerca de 17 municípios do Sudoeste Paulista estiveram representados na Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado nos dias 14 e 15 de maio, no Hotel HD, em Assis, e que reuniu mais de 100 participantes. A atividade foi promovida em parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Diocese de Assis.


Durante a programação da Oficina, os mobilizadores receberam informações sobre os principais programas e as ações empenhados pelo poder público em prol da melhoria da qualidade da educação nas escolas das redes públicas de todo o País. Foram orientados, ainda, sobre como promover iniciativas de Mobilização Social pela Educação que estimulem a participação dos pais na vida escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).


Além da cidade sede, a Oficina reuniu representantes de Araçatuba, Bauru, Cruzália, Ibirarema, Itararé, Itatinga, Ibirarema, Jaú, Lutécia, Maracaí, Marília, Platina, Presidente Prudente, Reginópolis, São José do Rio Preto e Tarumã. Com exposições conduzidas por representantes do Ministério da Educação (MEC), a atividade foi acompanhada, entre outras autoridades, pelo prefeito de Assis, Ézio Spera, e pela secretária Municipal de Educação, Ângela Canassa.

O grupo de mobilizadores do Sudoeste Paulista é composto por educadores, servidores de secretarias de educação, representantes de segmentos sociais organizados, de igrejas e conselhos tutelares, entre outras lideranças.

O desafio desses mobilizadores, por meio da Mobilização Social pela Educação, é persistir no alcance e na superação de metas estabelecidas para o Ideb das redes públicas de ensino dos municípios da região. O menor índice registrado, no ano de 2007, para as séries iniciais do Ensino Fundamental das escolas municipais, entre as cidades representadas na Oficina, foi de 4,4. O maior Ideb desta etapa da formação, aferido no mesmo ano, entre os municípios participantes do evento, é de 5,6.

Uma das iniciativas desenvolvidas em Assis com o objetivo de manter esse patamar envolve os veículos do transporte escolar. Na frota, foram afixados "busdoor" - uma espécie de banner colado no vidro traseiro de ônibus e microônibus - com a frase Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.


Confira o vídeo com matéria feita sobre a oficina no site da Secretaria Municipal de Educação de Assis

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Bataguassu (MS) instala Comitê de Mobilização


O município de Bataguassu, localizado no leste de Mato Grosso do Sul, é o mais recente parceiro da Mobilização Social pela Educação. No dia 30 de abril, a Secretaria de Educação e Cultura da cidade promoveu o lançamento do Plano de Mobilização Social da Educação, evento durante o qual foi definida a composição do Comitê local de Mobilização.

A atividade reuniu autoridades, profissionais da educação, pais de alunos, empresários, membros de igrejas, representantes de sindicatos, associações de bairros e organizações não governamentais, entre outras lideranças.

Durante o evento, que contou com a presença do prefeito João Carlos Aquino Lemes, da vice-prefeita Zélia Bonfim e da secretária municipal de Educação, Maria Pereira, a assessora especial do Ministério da Educação (MEC), Linda Goulart, apresentou dados sobre educação no Brasil e em Mato Grosso do Sul, dando ênfase aos indicadores pertinentes ao ensino público oferecido na cidade. Bataguassu apresenta Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) de 3,8, que, como destacou a assessora, “necessita atenção prioritária para que seja elevado em curto período”.

Para que o indicador alcance as metas previstas pelo MEC, as autoridades locais reforçaram em seus discursos a importância de conscientizar as famílias para que acompanhem o cotidiano escolar dos filhos, bem como a necessidade de unir lideranças de diferentes setores sociais em prol da educação de qualidade. Esse trabalho em conjunto, ainda de acordo com as exposições, será organizado por meio do Comitê de Mobilização.

Confira abaixo a composição do Comitê de Bataguassu (MS):

Adalto Bozza - estudante da EJA - Escola Municipal Marechal Rondon
Alonso Machado de Souza – Chefe de Núcleo de Inspeção - SEMEC - alonso.ms@uol.com.br
Alzira Miguel Dias Rufato - Educadora do Projeto AMAS - amasbtg@maosqueajudam.com
Ana Maria da Silva de Almeida – Presidente do Projeto AMAS - na.pedagoga@hotmail.com
Cleonice Campos Torres - Associação de Mulheres Rurais - Assentamento Montana
Cleonice Silva Guimarães Miranda – Diretora da Escola municipal Professor Pedro Domingues de Figueiredo
Donizetti Soares da Silva – Diretor da Escola Estadual Professor Ladislau Deák Filho
Dulcinéia Vieira de Souza – Professora do Projeto AMAS - amasbtg@maosqueajudam.com
Edinalvo Raimundo de Lima - Coordenador Municipal TV Escola, Projetos e Formação Continuada - edinalvolima@hotmail.com
Edir Businaro Kubota - Orientadora Educacional - SEMEC - edirbusinaro@hotmail.com
Eunides Volpe - Secretária do CMDCA - Prefeitura Municipal - eunidesvolpe@yahoo.com.br
Elaine Kotai Lira Marques - coordenadora do Projeto CREAS - elaine_kl@hotmail.com
Enivaldo Vieira Marques – Presidente Conselho Tutelar Municipal
Esther Vicentim - Supervisora Escolar - Escola Municipal Marechal Rondon - esthervicentim@hotmail.com
Iêda Aparecida Alberto Balbino - Supervisora de Gestão Escolar - Escola Estadual Manoel da Costa Lima - iedabalbino@hotmail.com
Irmã Maria Salete Garcia – Diretora CEI Irmã Pura Pagani - lete_garcia@hotmail.com
João Carlos Aquino Lemes - Prefeito de Bataguassu
Júlio César Gonzáles - Professor/ bibliotecário - Biblioteca Municipal – Jardim São João - julio.gonzales@uol.com.br
José Roberto de Souza - Tenente Polícia Militar - jrsouza01@hotmail.com
Kelen da Silva Cabanilha – Pastora da Igreja Metodista - metobata@brturbo.com.br
Maria Abílio Miguel - Representante do Bairro Santa Luzia
Maria Aparecida Buzinaro Meira - Coordenadora Geral de Educação – SEMEC - cidabusinaromeira@hotmail.com
Maria Elisa Kotai - Presidente da Câmara de Vereadores de Bataguassu - pretakotai@hotmail.com
Maria Leda de Lima Portela - Professora/coordenadora da Escola Municipal Marechal Rondon - leda_lura@hotmail.com
Maria Lúcia Thomazini Mendonça – Diretora da Escola Municipal Rural Raposo Tavares
Maria Pereira da Silva - Secretária Municipal de Educação e Cultura -
semec.batag.ms@uol.com.br
Marilza Vicente da Silva Barros Coordenadora de Promoção e Igualdade Racial - marilzabarros.negra@hotmail.com
Mário Ferreira Miguel – Presidente da Associação Comercial de Bataguassu (ACIABA) - mariomiguel_btg.@hotmail
Milton Puerta Primo – Empresário - m.p.primo@hotmail.com
Neusa Costa Martins Ferreira – Cabelereira - neuzinhapink@hotmail.com
Nilza Costa Souza Primo - Coordenadora pedagógica – SEMEC - nilzaprimo@hotmail.com
Ozana A. de Oliveira e Souza - Diretora Adjunta da Escola Municipal Marechal Rondon
Paulo Antonio dos Santos Presidente SIMTED - pauloponsante@hotmail.com
Regina Maria Freire Oliveira - Técnica do núcleo de Cultura – SEMEC - re_joel@hotmail.com
Rosalina Maria Ângelo Cabral - Coordenadora do Ensino Fundamental – SEMEC - rosalinangelo@hotmail.com
Roselene Martins da Silva – Diretora da Escola Municipal do Campo Profª. Maria da Conceição
Roseli do Nascimento Romão - Coordenadora da EJA – SEMEC - xuxasuperior08@yahoo.com.br
Rozeli Aparecida Pereira Lira - Coordenadora de Educação Infantil
- SEMEC - rozelira@hotmail.com
Sonia Gonçalves Businaro - Educadora Projeto AMAS - amasbtg@maosqueajudam.com
Sueli Henrique de Jesus Souza – Diretora da Escola Municipal Marechal Rondon - suelihenriquejesusouza@hotmail.com
Zélia Bonfim das Virgens - Vice- Prefeita de Bataguassu - zeliabonfimdasvirgens@hotmail.com

Leia mais sobre a instalação do Comitê no site da Prefeitura de Bataguassu e
Do Jornal Hoje MS

Saiba mais sobre as atividades de Mobilização no município no site do Jornal local:
Reunião discute “Dia da Mobilização Social pela Educação”

Ponto de Cultura Montana será parceira da Mobilização Social pela Educação


Compromisso Campinas promove concurso de redação


Estudantes dos 5º e 9º anos das escolas públicas municipais e estaduais de Campinas (SP) têm até 10 de junho para se inscreverem no concurso de redação “Minha família na escola”, organizado pelo Compromisso Campinas pela Educação (CCE).

Lançado durante a 1ª Semana da Educação de Campinas, o concurso tem como objetivo estimular o desenvolvimento da escrita dos alunos e propiciar a reflexão sobre o relacionamento das unidades de ensino com as famílias dos estudantes.

As inscrições podem ser realizadas através do site http://www.minhafamilianaescola.com.br/. Entre as premiações, constam livros, computadores e equipamentos de informática, além de viagens para o Rio de Janeiro, Salvador e cidades históricas de Minas Gerais.

Leia mais sobre o concurso de redação no site do Compromisso Campinas pela Educação

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Pindamonhangaba discute Projeto de Lei sobre Semana de Mobilização


A elaboração do Projeto de Lei sobre a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação será discutida, nesta sexta-feira, 14 de maio, por membros do Comitê de Mobilização de Pindamonhangaba, no estado de São Paulo. O tema será abordado durante reunião a ser realizada no Departamento de Educação e Cultura (DEC), a partir das 19 horas.

Na quarta-feira, 12 de maio, a mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino levou a mensagem sobre a Mobilização Social pela Educação a diretores e coordenadores de escolas estaduais de Pindamonhangaba. A atividade foi realizada nas dependências da Faculdade Anhanguera, onde foram apresentadas informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, coordenado pelo Ministério da Educação (MEC).

A mobilizadora também falou aos educadores sobre a formação, o trabalho e a ampliação do Comitê de Mobilização local. Destacou, ainda, a relevância das parcerias com a Diretoria Regional de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação na realização das ações de sensibilização das famílias, de educadores e gestores em relação à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria do aproveitamento escolar e conseqüente elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb).

Serviço:
Reunião do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Pindamonhangaba
Data: 14 de maio de 2010
Pauta: Projeto de Lei sobre Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação
Horário:19 horas
Local: Departamento de Educação e Cultura (DEC),Praça Dr. Emílio Ribas, nº 34, Centro, Pindamonhangaba (em frente à Igreja de São Benedito).

Com informações da mobilizadora Doris Cardoso Prudente Bertolino.

Conselhos escolares divulgam Mobilização em Santa Inês (MA)


Membros dos conselhos escolares de escolas municipais de Santa Inês, no Maranhão, vão promover, no dia 28 de maio, sessão de estudos sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. A atividade será realizada na Escola Municipal Benedito Sabbak Tomé, no bairro Canecão.

O evento deverá reunir 36 conselheiros, entre os representantes da unidade de ensino onde a sessão será promovida e os membros dos conselhos das escolas municipais Professor João Alípio, Júlia Sabbak e Vitorino Freire. Contará, ainda, com a participação de funcionários da Secretaria Municipal de Educação.

A abordagem sobre “Interação Conselho Escolar/Família” integra a pauta da sessão de estudos. A apresentação deste tema será conduzida pelo mobilizador Ranilson Edilson da Silva que é diretor da Escola Municipal Professor João Alípio. As exposições sobre a Cartilha serão conduzidas pela mobilizadora social pela educação, Linete de Jesus Colares Nogueira.

Durante a sessão de estudos será discutida, também, a ampliação dos espaços para interação escola-família, no âmbito do Projeto Político Pedagógico das unidades de ensino. Os expositores deverão incentivar a reflexão a respeito do papel dos conselhos escolares nas ações que possam colaborar com a melhoria do processo ensino-aprendizagem e, simultaneamente, no fortalecimento da gestão escolar.

Com informações do mobilizador Ranilson Edilson da Silva.

Famílias de Santa Inês (MA) são envolvidas na Mobilização


A Mobilizadora Linete de Jesus Colares Nogueira, de Santa Inês, Maranhão, levou a mensagem da Mobilização Social pela Educação às famílias dos alunos de quatro escolas estaduais da cidade, no final do mês de março.

Durante a participação da mobilizadora nestas atividades, os pais foram orientados a acompanhar a trajetória escolar dos filhos para a melhoria do aproveitamento escolar. Professores, funcionários e gestores das escolas, por sua vez, foram incentivados a promover ações que ampliem a interação escola-família, ampliando os espaços de participação dos pais na rotina das unidades de ensino.

A divulgação sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foi feita durante as aulas inaugurais do ano letivo realizadas na Unidade Escolar 7 de Setembro, no Centro de Ensino Bandeira Tribuzzi, no Centro de Ensino Inês Galvão e no Centro de Ensino Estado de Pernambuco.

Com informações da mobilizadora Linete de Jesus Colares Nogueira


Bauru (SP) divulga Cartilha da Mobilização


Cerca de 25 mil exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos foram impressos pela Secretaria Municipal de Educação de Bauru (SP) e vêm sendo distribuídos em diversas atividades, nesta semana de 10 a 14 da maio, às famílias das comunidades locais. Promovidas pelos mobilizadores da cidade em parceria com as unidades de ensino, as ações têm como objetivo estimular o debate e a conscientização dos pais sobre a mensagem da publicação, incentivando-os a participarem efetivamente da vida escolar dos filhos.

No dia 7 de maio, os mobilizadores da região participaram de atividade em comemoração ao dia das mães na Creche Bom Samaritano, instituição fundada pela Igreja Presbiteriana Unida de Bauru que atende mais de 100 crianças. Na oportunidade, as mães receberam exemplares da Cartilha e discutiram o conteúdo do material.

Capacitação de profissionais da educação

No dia 4 de maio, 48 educadores, entre diretores e professores da rede municipal de ensino de Bauru, receberam informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e foram orientados a aplicá-lo nas unidades de ensino em que atuam. Entre outros dados, os educadores tomaram conhecimento sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas do município e sobre como a parceria com os pais no acompanhamento da evolução escolar pode ajudar a melhorar esse indicador.

De acordo com mobilizadora Rosimeire Roveda, a diretora Regional de Ensino, Ângela Furquim, demonstrou interesse em inserir a discussão sobre a Mobilização na pauta da reunião de diretores de escolas estaduais, a ser realizada ainda este mês.

Com informações de Rosimeire de Freitas Roveda, mobilizadora em Bauru (SP)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Interação escola-família: subsídios para práticas escolares



Leitura obrigatória para todos que se interessam pelo tema interação escola-família, o livro é uma publicação da UNESCO e apresenta um estudo sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes.

O estudo elege como prioridade, dentre tantas funções importantes, que a aproximação das escolas e das famílias pode ter a recuperação da singularidade do aluno visto no seu contexto mais amplo, impactando no desempenho escolar de crianças e jovens. Foi possível perceber claramente que, quando a escola melhora seu conhecimento e compreensão sobre os alunos, sua capacidade de comunicação e adequação das estratégias didáticas aumenta e, em consequência, aumentam as chances de um trabalho escolar bem-sucedido.

Nesse sentido, a conquista da participação das famílias na vida escolar dos alunos deve ser vista como parte constituinte do trabalho de planejamento educacional. Espera-se que esta publicação possa contribuir com os profissionais de educação no Brasil para que consigam cumprir o desafio assumido em Dacar de oferecer uma educação de qualidade para todos.

O livro é uma publicação da Unidade de Comunicação, Informação Pública e Publicações.
O acesso à publicação pode ser feito por meio do Download Gratuito ou de Distribuição Institucional. Clique aqui para saber como adquirir.

Leia mais:
Interação Escola-Família é tema de pesquisa UNESCO/MEC

terça-feira, 11 de maio de 2010

Cidade Ocidental instala Comitê de Mobilização


As famílias dos alunos das escolas públicas de Cidade Ocidental serão alcançadas pelas ações do Comitê de Mobilização Social pela Educação que foi instalado no município, no mês de abril. O Comitê é formado por representantes de diversos segmentos sociais e de órgãos públicos, além de pais e mães de estudantes. O grupo realizou sua segunda reunião no dia 04 de maio.

A atividade reuniu diretores de escolas municipais que foram convidados a colaborar e a promover ações direcionadas ao fortalecimento da interação escola família. Os gestores receberam dos membros do Comitê exemplares da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, para o trabalho de orientação das famílias referente à importância desse comportamento.

Município goiano localizado no entorno do Distrito Federal, Cidade Ocidental sediou, no dia 15 de abril, a primeira reunião para apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação à comunidade local. O evento foi acompanhando por representantes dos conselhos municipais de Assistência Social e de Educação; da Criança e do Adolescente e Tutelar; além de membros de organizações não governamentais, da Secretaria Municipal de Educação, diretores e coordenadores escolares, entre outras lideranças.

O Comitê de Cidade Ocidental programa expandir suas ações para os municípios de Valparaíso de Goiás e Novo Gama.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Cidade Ocidental tem a seguinte composição:

Clarissa Raquel Silva Victor Cunha – ouvidoria.educacao@gmail.com - clarissavictor@ig.com.br - SME*1
Louise Machado – louiseamo@hotmail.com - coordenadora de Ensino Fundamental da SME*1
Crystianny Vitoriano – conselhotutelarco@hotmail.com - presidente do Conselho Tutelar
Ruth Souza Delevedove – conselhotutelarco@hotmail.com - conselheira tutelar
Glória Alice Valente Braga Tavares – ruivaartes@gmail.com - orientadora – Centro Atendi. Edu. Esp. SME
Maria de Jesus Reis Silva – conselho.edu.ocidental@hotmail.com - presidente do Cons. Mul. de Educação
Júlio César Veras – veras_443@hotmail.com - sociedade civil
Sandra Gonçalves de Oliveira – sandradocinho@gmail.com - mãe de aluno
Luza Costa Lima – luza.lima@bol.com.br - chefe do Departamento de Promoção da Igualdade Racial
Anderson Luciano de Carvalho – lucianorcc@gmail.com - diretor de escola
Maria do Carmo da Silva – maria.carmosi@hotmail.com - coordenadora do Projeto Mulheres da Paz
Andréa Magna Gomes Nicácio – ddeia.andrea@hotmail.com - monitora de Cultura da SME
Romilda Brito Costa – romildabb@yahoo.com.br - coordenadora de Educação de Jovens e Adultos da SME
Lílian Maria Barreira Alves dos Santos – lilian.barreira@hotmail.com - coord. de EJA da SME
Fátima Aparecida Caldas Curado Cunha – diretora de escola
Maria Ribamar Oliveira Barros – marybarros14@bol.com.br - coordenadora pedagógica
Daniel Fábio Rocha de Oliveira - danielfbr@gmail.com - coordenador de Educação de Jovens e Adultos da SME
Talma Mirtis Xavier de Souza - talma.mirtis@hotmail.com - diretora de escola
Pastor Marcos Paes – pr.marcospaes61@gmail.com - presidente do Conselho Municipal de Assistência Social
Robson Ribeiro Campos - vemviver_terapeutica@hotmail.com


*1 Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Blog Educação divulga dicas de Mobilização



O Blog Educação tem divulgado uma série de dicas direcionadas aos mobilizadores do Projeto Parceria Votorantim pela Educação com o objetivo de que esses agentes aprimorem a Mobilização Social pela Educação desenvolvida em suas comunidades e áreas de atuação.

Organizadas em seis blocos, as sugestões foram sistematizadas a partir de experiências e aprendizados construídos ao longo do desenvolvimento do Projeto. As sugestões divulgadas no Blog Educação podem inspirar, ainda, os agentes parceiros do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (MEC) que atuam em todo o País com o objetivo de colaborar com a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas de suas comunidades.

As ações propostas podem ser replicadas por representantes de organizações não governamentais e do poder público, por membros de comunidades escolares, de igrejas e empresas, entre outros.

O Instituto Votorantim elaborou uma série de materiais de apoio para orientar mobilizadores em ações nas suas comunidades. Conheça, nesta semana, o Plano de Ação voltado para o estímulo ao acompanhamento escolar.

O primeiro bloco de sugestões é composto por quatro Planos de Ações que reúnem atividades direcionadas à integração de jovens às ações de mobilização. As práticas constantes no segundo bloco incentivam educadores e gestores aproximarem a escola das famílias.

Os professores são alvo das propostas apresentadas no terceiro bloco. O quarto bloco, por sua vez, traz dicas para o envolvimento de funcionários da empresa na mobilização social pela educação.

O quinto bloco concentra sugestões para a sensibilização de profissionais e veículos de comunicação para que colaborem com a divulgação da mobilização social pela educação, de modo a inserir o tema na agenda local dos municípios. No sexto bloco, são encontradas propostas de atividades para a identificação de parceiros potenciais da mobilização.


Acesse as sugestões do Blog Educação para Planos de Ações de Mobilização nos links a seguir:


Bloco 1 – Mobilização de alunos

Bloco 2 – Acompanhamento da vida escolar

Bloco 3 – Mobilização da comunidade escolar

Bloco 4 – Mobilização de funcionários

Bloco 5 – Mobilizar a mídia

Bloco 6 – Acompanhamento da gestão pública