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Apresentação de gestores escolares sobre o projeto "Narrativas e práticas de uma escola em movimento" na Semed de Campo Grande |
Apoio à participação da comunidade na gestão escolar e ações de fortalecimento dos conselhos escolares são algumas das iniciativas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Campo Grande (MS) para aproximar pais, educadores e lideranças comunitárias. Por meio dessa interação, a Secretaria busca aprimorar as propostas pedagógicas e propiciar melhor aproveitamento do ensino oferecido nas escolas públicas da capital sul-mato-grossense.
Em 2012, o projeto “Narrativas e práticas de uma escola em movimento – ação da gestão escolar” foi um dos destaques da atuação da Semed. Ao explicar o programa, a mobilizadora Diana Contar, Chefe da Divisão de Gestão da Educação Básica da Secretaria de Educação de Campo Grande, enfatizou o papel de líder do gestor e a importância de oferecer espaço para a participação da comunidade.
“O projeto visa conscientizar os participantes que o êxito do trabalho escolar depende da comunidade de forma geral e para isso deve contar com a eficiente liderança do gestor”, afirmou Diana. Ainda segundo a mobilizadora, essa ação “proporciona aos gestores – diretores escolares e diretores adjuntos – compartilhar ações vivenciadas no ambiente escolar que permitem o avanço no processo de ensino e de aprendizagem, bem como no trabalho do próprio gestor, incentivando a participação dos pais nas ações da escola”.
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Reunião do projeto na EM Prof. Arlindo Lima |
O projeto, que vem sendo desenvolvido desde 2010 pela Semed, foi idealizado pela professora Maria Ângela de Arruda Fachini, superintendente de Gestão, Normas e Relações Comunitárias da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, a Escola Municipal Professor Arlindo Lima foi foco das atividades do projeto e abriu as portas à comunidade para discutir ações que contribuíssem para a melhoria do trabalho administrativo e pedagógico da instituição.
Conselhos escolares
Conselhos escolares
O reforço à criação e à manutenção dos conselhos escolares também foi uma das prioridades da Semed em 2012. Para homenagear os conselheiros escolares que integraram o 1º Conselho Escolar referente ao biênio 2009/2011, foram afixadas, nas escolas municipais de Campo Grande, placas contendo o registro dos nomes dos membros que fizeram parte desse colegiado na respectiva unidade de ensino.
De acordo com a mobilizadora Diana Contar, desde 2008, a Semed tem buscado mobilizar os segmentos da comunidade escolar – diretores, equipe técnico-pedagógica, professores, administrativos, pais e alunos – para incentivar e orientar as ações dos conselhos.
Com informações de Diana Garcia de Oliveira Contar, mobilizadora social pela Educação em Campo Grande (MS).
Atualmente estou na Itália para um período de dois anos, mas me sinto muito feliz em saber que a luta pela educação de qualidade continua aí no Brasil, mais especificamente em Campo Grande, onde trabalhei até Setembro último. Força ao Comitê.
ResponderExcluirIr. Silvio da Silva