Mobilização das famílias e da sociedade pelo direito de todos e cada um dos brasileiros à educação de qualidade.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Brasil investe mais em educação
É também significativo o fato de a maior parte do investimento se direcionar para a educação básica: 3,7%, contra 0,7% investidos na educação superior. Isso provocou um equilíbrio maior no investimento por aluno.
Em 2002, a proporção do investimento por aluno na superior era dez vezes maior que na educação básica. Quatro anos depois, esse índice foi reduzido para 6,7.
Leia a íntegra da notícia acessando o portal do MEC http://portal.mec.gov.br
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Cartilha discutida em Encontro de Famílias

A Igreja Batista do Jardim Redentor realizou um encontro de famílias no dia 20 de outubro, para discutir temas relacionados à vida familiar. Além de palestras voltadas para as famílias,dentre elas a importância da educação, foi distribuída e discutida a cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos".
quinta-feira, 23 de outubro de 2008
Fundeb: cartilha ajuda fiscalizar verbas
Os promotores de justiça de estados e municípios que acompanham a aplicação dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) vão receber uma cartilha com 13 pontos – da formação do fundo à legislação – e os 12 tipos de ilegalidades mais comuns. A verba do Fundeb é para a educação de crianças, desde a creche, e de jovens e adultos, até o final do ensino médio. Este ano, a receita do fundo deve alcançar R$ 61,9 bilhões, dos quais R$ 3,1 bilhões são do governo federal. Leia mais.
Para conhecer a essa cartilha, clique aqui.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO DE FRANCA – SP REGISTRA RESULTADOS
É um testemunho de que, com boa vontade, idealismo, disponibilidade e parceria escola/família é possível transformar a realidade negativa de uma escola.
Avanços na mobilização
- Alexandre Maritan, dirigente da Escola de Adulto do Movimento de Cursilhos de Cristandade e Carlos Rodrigues, da Escola de Jovens do Cursilho, vão começar a implantar o Plano, trabalhando com a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.
- Frei Antônio Benedito Stefani (Frei Dito), Pároco da Igreja N. Sra. das Graças, vai fazer reunião com os pais de todos os movimentos (pastorais) de sua Paróquia, envolvendo toda a comunidade.
- A creche N. Sra. das Graças, que atende crianças de 2 a 4 anos, também irá se reunir com os pais e estudar a cartilha.
- Na cidade de Orlândia, segundo relato da profa. Wania Maniezo, o Plano de Mobilização já está sendo implantado com os pais de duas escolas. Uma delas, de ensino médio, é a Oswaldo Ribeiro Junqueira, tem apresentado casos de violência, estando desacreditada e com auto-estima baixa. A expectativa é de que, com a conscientização e envolvimento da comunidade essa situação seja revertida.
- A Igreja Metodista, conforme informado por sua representante no Comitê, Gislaine Cristina da Silva, disse que o Plano de Mobilização está sendo discutido em sua Igreja, com o início de implantação de algumas ações.
sexta-feira, 17 de outubro de 2008
1.000 visitas

Esta semana nosso blog atingiu a marca de 1.000 acessos! São pessoas interessadas em contribuir para a melhoria da nossa educação, divulgando a sua importância para uma vida melhor e mais digna para todos os brasileiros. O Brasil, segundo o Censo da Educação Básica de 2006, tem 55.942.047 alunos, dos quais 48595,844 estudam em 168.436 escolas públicas. Mobilizar as famílias desses estudantes, mostrando-lhes a importãncia de acompanhar a vida escolar de suas crianças, é uma tarefa que exige a participação de muitos. Estamos comemorando a marca de 1.000 acessos, na certeza de que esse número aumentará a cada dia. Equipe do Blog
|
|
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Professor, parabéns pelo dia 15 de outubro!
“Gostaria de parabenizar a todos os professores brasileiros, neste Dia Nacional do Professor, e desejar que continuem a perseguir como ideal de sua profissão o direito a uma educação de qualidade para todos. Não há dúvida que os professores fazem a diferença na educação seja de crianças, de jovens ou de adultos. Muitos de nós tivemos um professor ou professora, em algum momento da vida, que nos marcou profundamente por seu conhecimento e entusiasmo pelo assunto que ensinava. Mas para que o professor possa desempenhar com competência a sua função é necessário ainda enfrentar os desafios de melhorar a formação inicial e continuada do professor e as condições de trabalho de forma a resgatar o respeito e valorização que a profissão exige. Muito tem sido feito no sentido de implementar políticas e estratégias que garantam um corpo docente com as competências profissionais e éticas adequadas ao desempenho da função docente. Contudo, há ainda um caminho a percorrer."
Parabéns pelo dia 15 de outubro!”
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
PARABÉNS, PROFESSOR!!!

Saiba um pouco sobre os professores no Brasil
Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente conhecem o Plano de Mobilização
terça-feira, 14 de outubro de 2008
Famílias discutem como participar da educação dos filhos em Goiás
No dia 13 de outubro, em encontro com a comunidade católica de Uruaçu, Goiás, a cartilha "Acompanhem a vida escolar de seus filhos" foi apresentada pela eqipe local da Pastoral da Educação da CNBB a mais de 200 pais e responsáveis de crianças, adolescentes e jovens, na Igreja Catedral.
O conteúdo foi amplamente discutido pelos pais, que manifestaram interesse em adotar as recomendações da publicação. Os organizadores do encontro mandara a seguinte mensagem para o blog: "Tocamos o coração deles".
quarta-feira, 1 de outubro de 2008
Pará estrutura Comitê de Mobilização Social pela Educação
Coordenado pelo Reverendo Marcos Fernando Barros de Souza, presidente do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs, ele conta com representantes da Pastoral da Criança, da Casa da Criança, do Conselho Municipal de Educação, da CNBB,da Igreja Anglicana, da Secretaria Estadual de Educação e do Conselho Estadual de Educação.
Após a primeira reunião, o grupo decidiu convocar mais entidades e pessoas para, então, formar o Comitê que congregue as diversas forças sociais interessadas em melhorar a qualidade da educação no estado. O Pará tem 113 municípios considerados prioritários pelo MEC para receber assistência técnica e financeira em razão de seu baixo IDEB.
A composição do grupo inicial, que conta com representantes de igrejas e de órgãos vinculados à educação, como a SEDUC, o CEE e o CME, expressa a tônica do projeto de mobilização, que é de buscar maior envolvimento das famílias na educação das crianças e jovens, em um trabalho de parceria com os sistemas educacionais.