terça-feira, 27 de julho de 2010

Conheça a Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos

O Blog da Mobilização disponibiliza para download o principal instrumento de apoio ao trabalho dos mobilizadores na conscientização da comunidade sobre a importância da interação família-escola: a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Com ilustrações do cartunista Ziraldo e conteúdo elaborado em conjunto pelo Ministério da Educação e instituições parceiras da Mobilização Social pela Educação, o material traz dicas e orientações para o cuidado com a educação dos filhos em casa e na escola. A publicação pode ser utilizada pelos mobilizadores em atividades de sensibilização dos pais sobre como sua participação na trajetória de formação dos alunos pode contribuir para a melhoria do ensino oferecido nas escolas públicas.

O arquivo é disponibilizado em duas versões. A versão em baixa resolução facilita a exibição de seu conteúdo em apresentações de slides, em exposições que reúnam famílias, profissionais da educação, membros da comunidade escolar, representantes de segmentos organizados da sociedade que atuem em prol da qualidade da educação, além de gestores e integrantes de órgãos públicos que lidem com temas relacionados à educação.

A outra versão do arquivo da cartilha possibilita a impressão da publicação. Assim, os mobilizadores podem buscar parcerias junto a órgãos públicos, como secretarias municipais de educação, além de empresas, organizações religiosas e não governamentais, para custear a reprodução em gráfica da cartilha, de modo que possa ser utilizada em ações junto às famílias.

Na última página da cartilha, o arquivo para impressão também oferece espaço para inserção da marca do parceiro patrocinador da reprodução da publicação. Para tanto, a marca deve ser encaminhada por e-mail para mobilizacaosocial@mec.gov.br para que o MEC faça a inserção da imagem na arte da cartilha e, posteriormente, devolva o arquivo ao patrocinador.

Acesse nos links abaixo o arquivo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos:



Outro modelo

Durante as eleições de 2010, o layout da cartilha foi reformulado para que o material pudesse ser utilizado nesse período. O conteúdo dos dois modelos é o mesmo. Acesse os links abaixo para conhecer essa segunda versão:

 

6 comentários:

Doris Cardoso Prudente Bertolino disse...

excente trabalho! Parabéns a equipe organizadora.

Anônimo disse...

Adorei o material, acho apropriado e necessário. Parabéns pelo trabalho!

Daniella

Ana disse...

A presença da família na vida escolar da criança é fundamental. Parabéns pela proposta e material disponibilizados, farei uso na minha comunidade escolar.

Keilla disse...

Muito bom o material. Acheio-o tão importante que o utilizei como base na palestra aos pais e sempre q necessário socializarei as informações preciosas deste blog.

Terezinha Santos Melo disse...

Terezinha disse:
Adorei a cartilha, excelente trabalho parabéns

Aparecido da Cruz disse...

Excelente trabalho, embora já atue em escolas públicas nesta área, ainda não conhecia este material.
Parabéns aos organizadores da idéia.