quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Confira as publicações que podem auxiliar a atuação dos Mobilizadores Sociais pela Educação

O Blog da Mobilização Social pela Educação disponibiliza novo espaço onde ficarão reunidas versões digitais de publicações que exploram temas relacionados à Interação Família-Escola, à Educação pública e à melhoria da qualidade do ensino, entre outras abordagens.

Mobilizador social pela educação, acesse, leia e utilize essas informações em suas atividades de formação de outros mobilizadores e no diálogo com as famílias dos alunos sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.

Neste primeiro bloco, são apontadas três publicações resultantes de pesquisa realizada sob iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).


CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA:

Iniciativas do Unicef

Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil

Lançada em dezembro de 2006, esta publicação expõe a pesquisa que identificou em 33 escolas participantes da Prova Brasil aspectos relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento que poderiam ter contribuído para a melhor aprendizagem dos alunos. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.



Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil / 2ª edição / 2007
Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.








Redes de Aprendizagem – Boas Práticas de Municípios Que Garantem o Direito de Aprender



Lançada em 2008, expõe o estudo que buscou apontar os motivos de sucesso de 37 redes municipais selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.



Caminhos do Direito de Aprender - Boas práticas de 26 municípios que melhoraram a qualidade da educação

Apresenta estudo realizado para analisar os caminhos percorridos em busca de educação de qualidade por 26 municípios visitados (um de cada estado). Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.

Caminhos do Direito de Aprender - Boas práticas de 26 municípios que melhoraram a qualidade da educação - Acesse o Resumo Executivo clicando aqui.

  
Iniciativa do Instituto Votorantim


Rota da Educação – Parceria Votorantim pela Educação


Estratégias bem-sucedidas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas no âmbito do projeto Parceria Votorantim pela Educação, em diversos municípios brasileiros. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.




Iniciativas da Unesco

Interação escola-família: subsídios para práticas escolares

Um estudo realizado em 2009 pela União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes.
Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado. 




Instituto Ecofuturo
 

Pra que serve a literatura?

Leitura compartilhada, o acesso à leitura, a leitura em voz alta, a leitura com prazer, a leitura como direito, a escrita para virar leitura. No material elaborado pelo Instituto Ecofuturo, educadores e pesquisadores contam o que descobriram e desenvolveram a partir de sua área de estudo e atuação, e também em sua vida pessoal, com relação a esta pergunta: "Por que é importante ler literatura?".

Clique aqui para fazer o download.  



 Cuidados com a vida 

Escritores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento foram convidados pelo Instituto Ecofuturo para ajudar a compor um quadro que inspire a pensar, conversar e escrever sobre como cuidar da vida com alegria, leveza e inteligência. O livro fez parte do material de referência do 7º Concurso Cultural Ler é Preciso promovido pelo Instituto.

Clique aqui para baixar o livro, que conta com menu interativo.


Acesse outras publicações do Instituto EcoFuturo de estímulo à leitura e à produção de textos.

3 comentários:

Mulheres Mobilizadoras disse...

o exercício de 2011 atuando nas Escolas Municipais de Lauro de Freitas. Aproveitando a reunião de PAIS e EDUCADORES0 o Comitê entra com a pauta da importância da participação das famílias na EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS atuando em parceria com as Escolas, na oportunidade são distribuídas as CARTILHAS que esclarece a importância desta parceria.

dulce disse...

Sou gestora da escola escola Centro Comunitário do Município de Jacundá PA e estou sempre acessado o Blog da Mobilização e isto tem servido de subsidio para minha atuação nesta instituição de ensino. Gostaria de participar enviando as ações que desenvelvemos na escola, já enviei fotos e texto, mas não foi publicado. como devo fazer?

Lívia Frederico disse...

Olá, Dulce,

Para que seu relato seja publicado, envie-o para o e-mail livia.silva@mec.gov.br. Saiba mais sobre como enviar informações em: http://familiaeducadora.blogspot.com.br/2011/03/saiba-como-enviar-informacoes-para-o.html.

Se você já enviou dados, mas eles ainda não foram publicados, pedimos a gentileza de aguardar, pois em breve divulgaremos. Devido ao volume de notícias recebidas, às vezes as postagens podem demorar um pouco mais para entrar no blog.

Abraços,
Lívia