O Blog da Mobilização Social pela Educação disponibiliza novo espaço onde ficarão reunidas versões digitais de publicações que exploram temas relacionados à Interação Família-Escola, à Educação pública e à melhoria da qualidade do ensino, entre outras abordagens.
Mobilizador social pela educação, acesse, leia e utilize essas informações em suas atividades de formação de outros mobilizadores e no diálogo com as famílias dos alunos sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Neste primeiro bloco, são apontadas três publicações resultantes de pesquisa realizada sob iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Iniciativas do Unicef
Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil
Mobilizador social pela educação, acesse, leia e utilize essas informações em suas atividades de formação de outros mobilizadores e no diálogo com as famílias dos alunos sobre a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Neste primeiro bloco, são apontadas três publicações resultantes de pesquisa realizada sob iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
CLIQUE NAS IMAGENS E CONFIRA:
Iniciativas do Unicef
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil
Lançada em dezembro de 2006, esta publicação expõe a pesquisa que identificou em 33 escolas participantes da Prova Brasil aspectos relacionados à gestão, à organização e ao funcionamento que poderiam ter contribuído para a melhor aprendizagem dos alunos. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.
Aprova Brasil: O Direito de Aprender
Boas práticas em escola públicas avaliadas pela Prova Brasil / 2ª edição / 2007
Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.

Lançada em 2008, expõe o estudo que buscou apontar os motivos de sucesso de 37 redes municipais selecionadas a partir do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e do contexto socioeconômico dos alunos e de suas famílias. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.

Apresenta estudo realizado para analisar os caminhos percorridos em busca de educação de qualidade por 26 municípios visitados (um de cada estado). Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.
Caminhos do Direito de Aprender - Boas práticas de 26 municípios que melhoraram a qualidade da educação - Acesse o Resumo Executivo clicando aqui.
Caminhos do Direito de Aprender - Boas práticas de 26 municípios que melhoraram a qualidade da educação - Acesse o Resumo Executivo clicando aqui.
Iniciativa do Instituto Votorantim

Rota da Educação – Parceria Votorantim pela Educação
Estratégias bem-sucedidas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas no âmbito do projeto Parceria Votorantim pela Educação, em diversos municípios brasileiros. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.
Iniciativas da Unesco
Interação escola-família: subsídios para práticas escolares
Um estudo realizado em 2009 pela União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.
Instituto Ecofuturo
Um estudo realizado em 2009 pela União das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), sobre iniciativas adotadas em alguns municípios brasileiros para promover maior aproximação entre as escolas e as famílias dos estudantes. Acesse a publicação clicando na ilustração ao lado.
Instituto Ecofuturo

Leitura compartilhada, o acesso à leitura, a leitura em voz alta, a leitura com prazer, a leitura como direito, a escrita para virar leitura. No material elaborado pelo Instituto Ecofuturo, educadores e pesquisadores contam o que descobriram e desenvolveram a partir de sua área de estudo e atuação, e também em sua vida pessoal, com relação a esta pergunta: "Por que é importante ler literatura?".
Clique aqui para fazer o download.

Escritores e pesquisadores de várias áreas do conhecimento foram convidados pelo Instituto Ecofuturo para ajudar a compor um quadro que inspire a pensar, conversar e escrever sobre como cuidar da vida com alegria, leveza e inteligência. O livro fez parte do material de referência do 7º Concurso Cultural Ler é Preciso promovido pelo Instituto.
Clique aqui para baixar o livro, que conta com menu interativo.
Acesse outras publicações do Instituto EcoFuturo de estímulo à leitura e à produção de textos.
3 comentários:
o exercício de 2011 atuando nas Escolas Municipais de Lauro de Freitas. Aproveitando a reunião de PAIS e EDUCADORES0 o Comitê entra com a pauta da importância da participação das famílias na EDUCAÇÃO DOS SEUS FILHOS atuando em parceria com as Escolas, na oportunidade são distribuídas as CARTILHAS que esclarece a importância desta parceria.
Sou gestora da escola escola Centro Comunitário do Município de Jacundá PA e estou sempre acessado o Blog da Mobilização e isto tem servido de subsidio para minha atuação nesta instituição de ensino. Gostaria de participar enviando as ações que desenvelvemos na escola, já enviei fotos e texto, mas não foi publicado. como devo fazer?
Olá, Dulce,
Para que seu relato seja publicado, envie-o para o e-mail livia.silva@mec.gov.br. Saiba mais sobre como enviar informações em: http://familiaeducadora.blogspot.com.br/2011/03/saiba-como-enviar-informacoes-para-o.html.
Se você já enviou dados, mas eles ainda não foram publicados, pedimos a gentileza de aguardar, pois em breve divulgaremos. Devido ao volume de notícias recebidas, às vezes as postagens podem demorar um pouco mais para entrar no blog.
Abraços,
Lívia
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