 |
Palestra sobre importância da interação família-escola na EE Jad Salomão em Anápolis |
Membros do Comitê de Anápolis, em Goiás, têm se empenhado para levar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos a familiares de alunos de escolas da rede pública da cidade. Durante o mês de agosto, gestores das escolas estaduais de Anápolis e representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) se uniram aos mobilizadores para sensibilizar a comunidade sobre a importância da participação das famílias do cotidiano escolar de crianças e adolescentes.
Em visita à Semed, no dia 20 de agosto, a mobilizadora Elisabete Pereira apresentou as ações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e o principal instrumento de trabalho dos mobilizadores, a Cartilha, à secretária de Educação Virgínia Maria Pereira de Melo. O encontro firmou a parceria do Comitê com a Secretaria, que deve promover ações nas escolas municipais com o intuito de aproximar familiares e educadores.
 |
A mobilizadora Elisabete Pereira (à esq.) e a secretária
de Educação de Anápolis, Virgínia Maria de Melo |
“Ainda neste semestre, as escolas municipais deverão proporcionar eventos que contribuam para a divulgação da cartilha e esclareçam dúvidas concernentes à vida escolar dos filhos”, afirmou Elisabete Pereira. De acordo com a mobilizadora, representantes da Semed – Walter Mendonça, da Ouvidoria, e Liane Borges, coordenadora de projetos especiais – já estão atuando em conjunto com o Comitê para a organização das atividades.
Mobilização nas escolas estaduais
 |
Familiares de alunos da Escola Estadual Jad Salomão conheceram a mensagem da Cartilha |
Nas escolas estaduais Jad Salomão, Virgínio Santillo e Antesina Santana os membros do Comitê de Mobilização de Anápolis realizaram, nos dias 13, 14 e 19 de agosto, respectivamente, palestras direcionadas aos pais de alunos para estimulá-los a se envolverem de maneira efetiva na trajetória educacional.
“Além da Cartilha, a pauta dos encontros incluíram esclarecimentos sobre temas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), informações de projetos desenvolvidos pela escola e orientações sobre como acompanhar tarefas e trabalhos escolares, bem como cuidados nas relações familiares e afetivas”, apontou a mobilizadora Elisabete.
 |
Palestra para os pais no Colégio Estadual Virgínio Santillo |
A mobilizadora ressalta, ainda, que o número de pais e responsáveis que participaram das palestras superaram as expectativas dos gestores das unidades de ensino. “Na Escola Estadual Jad Salomão, a gestora Clarissa Cousin e a coordenadora Vilma Barbosa ficaram surpresas com a maciça participação dos pais na palestra. Na mesma escola, algumas mães agradeceram pela palestra e demonstraram satisfação pela preocupação do MEC”, contou.
Reação parecida foi encontrada no Colégio Estadual Virgínio Santillo. “O gestor Bellini Nogueira Machado estava preocupado com a presença dos pais, pois a palestra havia sido agendada pela manhã, antes de muitos irem ao trabalho. Havia previsão de apenas cinco participantes, mas cerca de 30 familiares estiveram presentes”, relatou Elisabete.
 |
Familiares receberam orientações sobre como participar da vida escolar dos filhos no Colégio Antesina Santana |
Para garantir a participação dos familiares, no Colégio Estadual Antensina Santana, a gestora Catarina Cassio Florêncio e a coordenação programaram a palestra para a mesma data da retirada de boletins. “No final da palestra, foram distribuídas filipetas, exemplares da cartilha e os boletins, num clima de cordialidade e especialmente de esforço para melhorar a qualidade da educação e solucionar problemas apresentados pela escola às famílias”, narrou a mobilizadora.
Com informações de Elisabete Pereira, mobilizadora social pela Educação e missionária capelã em Anápolis (GO).