segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fernando de Noronha/PE realiza atividade de Mobilização


Entre os dias 03 e 05 de julho, cerca de 400 membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Fernando de Noronha, Pernambuco, participaram da atividade de apresentação do Plano de Mobilização Social pela Educação do Mec e, do mesmo modo, receberam instruções sobre a Cartilha "Acompanhem a Vida Escolar dos seus Filhos". A publicação, que é um dos materiais de mobilização do Plano, também foi distribuída aos participantes da atividade.

Durante o evento, o diácono Amâncio José se prontificou em difundir o plano entre os moradores da Ilha e, consequentemente, em trabalhar pela formação do comitê local de mobilização que deverá ser composto de representantes de diversos segmentos sociais.
A história da educação em Fernando de Noronha

As informações do site http://escolas.educacao.pe.gov.br/rn.noronha/ tratam sobre as primeiras iniciativas implementadas no sentido de tornar disponível o serviço de educação em Fernando de Noronha. Para melhor compreensão sobre a realidade do ensino nesta localidade, é de fundamental importância considerar alguns aspectos peculiares à ilha. As características geográfica e socioeconômica locais são muito diferentes das percebidas no continente.

Após a promulgação da Constituição Federal, em 1988, Fernando de Noronha deixou de ser Território e voltou a integrar o estado de Pernambuco. A partir de então, coordenada pela Secretaria de Educação do Estado, a escola local passou se chamar Escola Arquipélago Fernando de Noronha.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da escola, em 2007, foi de 3,6 para os anos iniciais, e 3,1 para os anos finais. O IDEB do estado de Pernambuco é de 3,5 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, 2,5 nos anos finais do Ensino Fundamental e 2,6 nos anos finais do Ensino Médio.

Com informações de Altair Germano, liderança estadual da Mobilização pela Educação.

Nenhum comentário: