Realizada a partir da articulação entre diversos parceiros – Fibria, Instituto Votorantim, AZONASUL (Associação dos Municípios da Zona Sul do RS) e Ministério da Educação (MEC), entre outros temas, a atividade forneceu espaço para a discussão de estratégias para que a parceria entre escola-família-comunidade de fato aconteça nas cidades e gere mudanças nos índices educacionais. O debate foi conduzido por Linda Goulart, assessora especial do Ministro da Educação e coordenadora nacional da Mobilização Social pela Educação.
Em sua exposição, Linda Goulart enfatizou o papel da comunidade e das famílias para a melhoria do aproveitamento do ensino oferecido pelas escolas públicas. “É preciso que as famílias cobrem também qualidade no aprendizado de seus filhos, não ficando satisfeitas apenas com a possibilidade deles terem merenda, transporte e livros didáticos. Mas, é necessário também, que as famílias assumam a sua responsabilidade, participando da vida escolar”, destacou a coordenadora.
Linda convocou os educadores presentes a ficarem atentos à importância de se estabelecer formas concretas dessa aproximação, tendo os professores papel essencial neste processo. Segundo a assessora do MEC, para que essa interação de fato aconteça, é preciso observar alguns fundamentos como, por exemplo, de que todos vejam o quão fundamentais são os professores para a aprendizagem dos alunos; de que as famílias são o grande patrimônio no apoio ao aprendizado; de que as famílias desejam sim sempre o melhor para os seus filhos. “É preciso criarmos um ambiente de diálogo, aproximação e cooperação. Afinal, o que todos nós queremos no final é garantir o direito de aprender aos nossos meninos e meninas”, concluiu.
Ao fim do evento, os representantes das escolas municipais São Lourenço do Sul, sede do encontro, foram convidadas pela secretária municipal de Educação, Carla Lübke, a pensarem em um plano de ação para trabalhar a Mobilização Social pela Educação junto às famílias a partir do conteúdo da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”, desenvolvida pelo MEC e entregue pelo projeto Parceria a todos os presentes.
Leia mais sobre a atividade no Blog Educação:
Com informações de Daniele Próspero, publicadas no Blog Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário