terça-feira, 6 de setembro de 2011

Uberlândia (MG) adota interação família-escola-comunidade para superar metas do Ideb

A rede municipal de ensino de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, adotou a interação família-escola-comunidade como estratégia para continuar aprimorando a qualidade do ensino oferecido em suas escolas. De 2007 para 2009, a rede elevou de 3,6 para 5,4 o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das séries iniciais do ensino fundamental, superando a meta de 5,3 estabelecida pelo Ministério da Educação (MEC) para o ano de 2013. No mesmo período, a rede aumentou de 4,2 para 4,6 o Ideb das séries finais do ensino fundamental, alcançando a meta estabelecida para 2015.

E a contribuição, nesse processo, do incentivo à participação das famílias no cotidiano de estudo dos alunos das escolas municipais de Uberlândia foi um dos temas debatidos durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação, evento realizado no dia 18 de agosto, no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

Promovida em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) de Uberlândia e o MEC, a atividade de formação também teve como finalidade oferecer orientações aos educadores locais para o envolvimento dos segmentos organizados da sociedade, de representações do poder público de áreas correlatas à Educação, além de lideranças sociais e religiosas, em iniciativas que tenham como objetivo melhorar a qualidade do ensino público e, assim, garantir o direito de aprender.

A Oficina reuniu professores e gestores da educação infantil e de escolas do ensino fundamental da rede municipal de ensino que acompanharam as exposições do representante do MEC, Sérgio Benedito Maia, sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação. Durante a atividade, ele ainda apresentou dados que retratam o panorama do ensino público no Brasil e apresentou os principais programas e ações do poder público de apoio à Educação.

Sérgio Maia também orientou os participantes da Oficina para o desenvolvimento da Mobilização pela Educação em Uberlândia. Como resultado das discussões promovidas durante o evento, os educadores da rede municipal de ensino formaram um Comitê de Mobilização Social pela Educação, grupo este que deverá coordenar as ações locais de incentivo à interação família-escola-comunidade.

Acesse aqui o relatório preparado pela equipe da SME sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada em Uberlândia.

O Comitê de Mobilização Social pela Educação de Uberlândia tem a seguinte composição:

Adonai de Cássia Naves Rocha Oliveira - adonainaves@gmail.com
André Luis Andrade dos Santos - andrelus@yahoo.com.br
Adriana Mariano Rodrigues Junqueira -
Laudiléia Rodrigues dos Santos - laudileiarodrigues2009@hotmail.com
Inês Naves Cunha de Oliveira - inesnaves@net.site.com.br
Valéria Cristina Souza dos Santos - valeria_udi@hotmail.com
Sissi Silva Dias - sissisilvad@hotmail.com.br
Lislei Maria Silveira Arantes  - lismsa@hotmail.com
Luciana Lemos - lucianinhalemos@terra.com.br
Simone Goulart Fonseca de Lima - sigoulart11@yahoo.com.br
Rejane Moreira Rodrigues - rejane.moreira@yahoo.com.br

Nenhum comentário: