Quando questionados sobre o que é mobilização, os participantes não titubearam: “trata-se de criar no outro a vontade de melhorar a educação”, disseram. Para a mobilizadora de Niquelândia (GO), Diana Mendes, a motivação para atuar em prol da educação surge quando a pessoa sente que faz parte de um todo. “Muitas vezes, as pessoas não se sentem responsáveis pela educação e acham que não precisam se comprometer com qualquer melhoria”, avaliou. Segundo a coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa – CEDAC, Maura Barbosa, “é preciso se sentir motivado para tomar parte na causa”.
Durante a oficina, os mobilizadores também debateram sobre a importância do apoio do consultor para a realização das metas do PVE. “O consultor vai legitimar as ações no município. Para a construção do projeto, o contato entre consultor e mobilizador deve ser constante”, aconselhou Maura Barbosa.
Próximos passos
Após a realização das oficinas, os mobilizadores iniciam o primeiro ciclo do PVE, cujo norte é o planejamento. Nessa etapa, os objetivos são: incentivar a família a acompanhar a vida escolar de seus filhos; apoiar os gestor público na elaboração do Plano Municipal de Educação – PME; e ajudar o gestor escolar a organizar o Plano de Desenvolvimento da Escola – PDE.
Fonte: Blog Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário