![]() |
Participantes da Semana de Mobilização do Seridó |
A interação entre famílias, educadores, alunos e representantes de diversos segmentos sociais da região do Seridó, no Rio Grande do Norte, foi fortalecida durante a Semana de Mobilização Social pela Educação promovida nos municípios de Caicó, Currais Novos, Jucurutu, Jardim do Seridó, Equador, Santana do Seridó, Parelhas, Acari, Cruzeta e Florânia. As atividades referentes à Semana de Mobilização – desenvolvidas de 17 a 21 de setembro, além de divulgação do tema nos desfiles de 7 de setembro nas cidades – contaram com o apoio das secretarias municipais de Educação e das Diretorias Regionais de Educação (DIREDs).
No último dia do evento, 21 de setembro, os mobilizadores se reuniram para avaliar os resultados da Semana e para divulgá-los nas mídias locais. De acordo com o mobilizador Geraldo Soares Wanderley, coordenador do Projeto Educar para Promover uma Cultura de Paz, as ações da Semana de Mobilização contribuíram para reforçar a atuação dos grupos de voluntários nas cidades do Seridó. “A semana foi bastante dinâmica, com muita participação e fortalecimento dos comitês”, afirmou Wanderley.
Entre as ações da Semana, receberam destaque reuniões com a participação de representantes dos Conselhos Municipais de Educação e conselheiros escolares de todas as escolas estaduais e municipais das 10 cidades participantes, bem como de membros dos Conselhos de Assistência Social, Saúde, Direito e Tutelar. Realizados no dia 20 de setembro, os encontros tiveram como objetivo conhecer como os conselhos vêm atuando e, a partir daí, estabelecer estratégias em consonância com o Plano de Mobilização Social pela Educação.
Com o intuito de mobilizar a comunidade no combate à evasão escolar e de ressaltar a importância do envolvimento dos pais e responsáveis no cotidiano escolar dos alunos, familiares, profissionais da Educação, representantes de órgãos públicos e de organizações não governamentais foram o foco das ações dos mobilizadores do Seridó nos dias 18 e 19 de setembro. Reuniões ampliadas nas escolas e visitas às famílias de alunos com problemas de frequência são exemplos das estratégias que foram adotadas pelos voluntários para alcançar esses públicos.
![]() |
Solenidade de Abertura da Semana de Mobilização no Seridó |
O desafio de incluir comunidades tradicionais, como quilombolas e ciganos, nas atividades de Mobilização Social pela Educação foi o tema escolhido pelos mobilizadores para dar início aos debates propostos pela Semana, no dia 17 de setembro. Além de profissionais da Educação, representantes de outras áreas, como Saúde e Assistência Social, participaram da discussão, que reuniu cerca de 100 pessoas.
Com informações de Geraldo Soares Wanderley e de Ana Etelvina Araújo, mobilizadores na região do Seridó – RN.
Nenhum comentário:
Postar um comentário