As inscrições para o Concurso Tempos de Escola já chegaram à reta final e as ações de mobilização para sua divulgação nos municípios do projeto Parceria Votorantim pela Educação – PVE estão cada vez mais frequentes. O objetivo da premiação, este ano, é sensibilizar os estudantes para a importância da leitura. Para participar, alunos do ensino fundamental 1 e 2, ensino médio e Educação para Jovens e Adultos – EJA terão que desenvolver redações de diferentes gêneros textuais a partir do tema “A leitura transforma o mundo” (veja mais).

Na Escola Municipal Emílio Alves Rios, localizada na zona rural de Vazante, os voluntários realizaram uma atividade intitulada Piquenique da Leitura. “Os alunos encenaram histórias e recitaram poesias infantis. A ideia era despertar o interesse pela leitura e, consequentemente, pela escrita. A UGB responsável pela divulgação nessa escola levou livros da Biblioteca Municipal para a utilização durante a atividade”, disse.
A mobilizadora também esclareceu dúvidas das diretoras das escolas em relação à inscrição. “Acredito que essa proximidade com as instituições de ensino permitiu uma divulgação mais intensa do concurso e incentivou o aumento no número de inscrições”, comentou.
João Montenegro, mobilizador de Niquelândia (GO), também ajudou os gestores das escolas locais a esclarecerem dúvidas sobre a inscrição no concurso. Além dessa estratégia, ele resolveu sair das salas de aula, veiculando anúncios nas rádios do município. “Acredito que a estratégia de divulgação nos veículos locais permite uma abrangência maior. Mas não podemos deixar passar as estratégias específicas e, por isso, não deixamos de ir às escolas fazer a divulgação. Também fizemos uma parceria com a Associação de Corredores de Niquelândia, que entregaram o panfleto do concurso na rua”, explicou.

Para auxiliar os gestores escolares que não têm acesso à internet, Michele reuniu alguns voluntários para digitar as redações dos alunos. “Contamos com a ajuda de outros projetos da Unidade de Capão Bonito de inclusão digital e fizemos um mutirão para conseguir que todos possam ter acesso ao concurso.”
Por Luana Costa / Blog Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário