![]() |
Familiares de alunos em dia de visitas às escolas de Ipiaçu |
Conscientes da importância do envolvimento de pais, mães e responsáveis no cotidiano dos estudantes, professores do município de Ipiaçu (MG) têm se empenhado para aproximar familiares de alunos e comunidade escolar e, assim, melhorar o aproveitamento do ensino. Neste ano, as escolas municipais da cidade mineira devem dar continuidade às ações de mobilização realizadas em 2014 e 2013, como o dia “Pais na Sala de Aula”.
![]() |
Pais acompanharam alunos em atividades durante o dia "Pais na sala de aula" |
Durante a data, os familiares de alunos são convidados a visitar as escolas e a participarem de uma série de atividades em conjunto com os estudantes. “Os encontros começam sempre com uma leitura feita pelos alunos. Após o momento de acolhida, falamos sobre a importância desse dia para todos, salientando que ele ficará para sempre registrado na mente dos alunos, pais e professores”, relatou a orientadora de estudos, Neomizia Furtado Bezerra Amorim.
A programação do dia inclui brincadeiras e jogos diversos, além de atividades de matemática e português para serem trabalhados em duplas ou grupos. Para que nenhum estudante ficasse desacompanhado durante as ações, os professores estimularam que outros membros da família comparecessem às unidades de ensino.
![]() |
Ao final do dia com os familiares, são apresentados os trabalhos realizados em conjunto |
“Sabendo da resistência de alguns e pensando no desencanto da criança sem ninguém para acompanhá-la, sugerimos que poderiam trazer um tio, irmão, avô, lembrando que várias crianças são criadas ou cuidadas por outros”, apontou Neomízia.
Para a orientadora, os dias de "Pais na Sala de Aula" são recompensadores. “Nosso objetivo foi alcançado. A participação das famílias foi acima de 85%. Os pais vieram, participaram e se empolgaram”, afirmou.
Confira aqui apresentação com mais imagens e informações das atividades de incentivo à interação família-escola em Ipiaçu, elaborada pela orientadora de estudos Neomízia Furtado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário