Os dados foram enviados ao MEC em resposta ao questionário direcionado aos municípios que haviam manifestado interesse em reproduzir a cartilha. Entre outras ações, as secretarias apontam reuniões com pais e responsáveis pelos alunos para conscientização a respeito da importância da participação na trajetória escolar dos filhos, de modo a contribuir com aproveitamento do ensino.
Nessas e nas demais atividades que contaram com a participação de professores e funcionários das unidades de ensino, as comunidades foram orientadas, também, a conhecer o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) da escola e, do mesmo modo, a colaborar com a elevação desse índice, por meio de ações direcionadas à superação de obstáculos como os que envolvem fluxo escolar, por exemplo.
Para a secretária municipal de Educação de Araçariguama, em São Paulo, Regina Duarte de Moraes, o que motivou a impressão da cartilha foi o desencadeamento de ações para a participação efetiva dos pais na educação dos filhos. O objetivo é fazer com que os pais contribuam “para um melhor aprendizado, na formação integral dos alunos e no estreitamento das relações escola/família/comunidade”, pondera.
Os municípios de Oliveira, em Minas Gerais; de Capivari e Araçariguama, em São Paulo; prestaram informações sobre a atuação dos conselhos escolares. Lages, em Santa Catarina, por sua vez, ainda não conta com os conselhos como meio de interação entre a comunidade e a direção das unidades educacionais, mas já deu um grande passo com a instituição em Lei do Dia da Família na Escola. A data é comemorada desde 2007, no dia 25 de maio.
Entre as respostas ao questionário consta, ainda, a informação de que a equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Araçariguama vem desenvolvendo um projeto para erradicação do analfabetismo. A iniciativa conta com a participação de diversos setores da sociedade como igrejas, clubes e associações de bairros.
Ainda no município de Oliveira, a Secretaria de Educação destaca que a cartilha tem dado suporte à continuidade de um projeto desenvolvido em conjunto com o Ministério Público e que direciona ações a crianças e adolescentes.
Acesse aqui outras informações sobre as respostas ao questionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário