segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Comitê de Mobilização de Divinópolis (MG) inicia planejamento de ações para 2014

Sensibilizar diretores de escolas eleitos para o triênio 2014-2016 sobre a importância de mobilizar a comunidade em prol da melhoria da Educação e de incentivar a participação das famílias nas unidades de ensino é uma das principais metas dos mobilizadores de Divinópolis (MG) para 2014. Essa e outras ações foram discutidas em reunião do Comitê local realizada no dia 4 de setembro, que também teve como objetivo avaliar as atividades desenvolvidas neste ano pelo grupo de mobilizadores.

Entre as atividades promovidas em 2013 que devem ter continuidade no próximo ano, está o Dia “M” – Dia Municipal da Mobilização, realizado nas escolas da rede pública do município. A partir de 2014, os mobilizadores pretendem reforçar o evento por meio de parcerias com universidades e empresas, ampliar o número de escolas alcançadas pelo Dia “M” e aumentar a divulgação da Mobilização Social pela Educação à comunidade, realizando passeata pelo centro da Divinópolis com cartazes e faixas de incentivo ao envolvimento das famílias no cotidiano escolar. 

Apoiar a implementação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, contribuindo para assegurar a alfabetização até os 8 anos de idade, e articular parcerias com as secretarias municipais e estaduais de Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Esportes e Cultura também estão no planejamento dos mobilizadores. Para que a atuação do Comitê seja mais eficaz, os voluntários de Divinópolis pretendem, ainda, fazer mapeamentos das demandas por ações de Mobilização nas escolas e monitorar estatísticas de crianças e adolescentes fora da escola, entrando em contato com pais e responsáveis com o intuito de combater a evasão escolar.

Conselhos Escolares

Outra importante meta do Comitê de Divinópolis para 2014 é contribuir para a instalação de conselhos escolares em todas escolas da rede pública da cidade. Durante a reunião do grupo de mobilizadores em junho, representantes de 22 unidades de ensino debateram sobre como os conselhos podem contribuir para melhor gestão e funcionamento das escolas.

De acordo com o integrante do Comitê, José Aparecido Luiz dos Santos, os benefícios da atuação dos conselhos escolares e das ações de Mobilização nas escolas da cidade já podem ser sentidos. “Houve melhora na disciplina e no acompanhamento dos pais sobre a vida escolar dos filhos”, afirmou.

Com informações de José Aparecido Luiz dos Santos, mobilizador social pela Educação em Divinópolis.

Nenhum comentário: