terça-feira, 19 de novembro de 2013

Melhorar o aproveitamento do ensino nas escolas públicas é meta dos mobilizadores de Palmas (TO)

Mobilizadores de Palmas (TO) divulgam a mensagem da
Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Profissionais que atuam na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e na Educação do Campo em Palmas, Tocantins, têm se empenhado para mobilizar alunos, famílias e comunidade como forma de contribuir para a melhoria do aproveitamento do ensino. Entre as estratégias empregadas pelos mobilizadores, estão reuniões nas escolas, caminhadas e outras atividades para divulgar a mensagem da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.

Em setembro, a comunidade da Escola Municipal Luiz Gonzaga, localizada na quadra 503 norte em Palmas, participou de caminhada promovida pelos mobilizadores com o intuito de incentivar a matrícula de jovens e adultos em unidades de ensino que oferecem vagas para EJA. A ação teve como objetivo, ainda, conquistar parceiros para as ações de mobilização em prol da melhoria da Educação, por meio de visitas a igrejas, estabelecimentos comerciais e associações comunitárias.
 
“Essa iniciativa é um chamado àqueles que não estão estudando para que voltem à escola. Buscamos também a adesão de parceiros, multiplicadores desse pensamento, para que a mobilização social pela educação alcance um grande número de pessoas”, explicou a mobilizadora Monique Wermuth Figueras.
 
Ainda no mesmo mês, a Escola Municipal Maria Júlia sediou encontro dos mobilizadores palmenses para planejamento de ações. Entre as atividades programadas, estão novas ações nas instituições de ensino e junto às comunidades escolares.

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

A atuação dos mobilizadores de Palmas teve início com a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade em agosto deste ano. Durante a capacitação, conduzida pela representante do Plano de Mobilização Social pela Educação no Ministério da Educação (PMSE/MEC), Luiza Catarina de Souza Carvalhal, os participantes conheceram o PMSE e esclareceram dúvidas sobre sua implementação, receberam informações sobre a Educação no Brasil e na capital tocantinense e elaboraram Plano de Ação a ser desenvolvido de acordo com a realidade socioeducacional da região.

Além de serem orientados para desenvolver as ações do Plano de Mobilização, os participantes da Oficina tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e expectativas. Entre os presentes, estiveram representantes das secretarias municipais de Educação, de Ação Social, Desenvolvimento e Emprego, bem como membros de entidades filantrópicas e de associações socioprodutivas e profissionais da Educação.

Nenhum comentário: