segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mobilizadores de Roraima, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro fortalecem parceria com o PMSE

Por meio de visitas à equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) no Ministério da Educação, em Brasília, voluntários do Movimento ID, de Roraima, e lideranças da Mobilização nos estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul estreitaram a parceria com o PMSE. Realizadas em outubro, as reuniões entre mobilizadores e a coordenação do Plano de Mobilização propiciaram o debate sobre os avanços e desafios para o desenvolvimento de ações de incentivo à interação família-escola em suas regiões e definiram estratégias de atuação em conjunto.

Movimento ID - Roraima

Equipe do PMSE/MEC e representantes do Movimento ID
No dia 31 de outubro, representantes do Movimento ID – grupo de jovens roraimenses que desenvolve projetos sociais com o objetivo de aproximar estudantes e comunidade – estiveram reunidos com a equipe do Plano de Mobilização Social pela Educação no MEC, liderada pela coordenadora Ivanete Oliveira dos Santos. Na oportunidade, os representantes do movimento conheceram as principais metas e estratégias do PMSE, apresentaram as atividades realizadas pelo grupo e discutiram possibilidades formar parceria com o Plano, inserindo a divulgação das orientações da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos em suas ações.

Os integrantes do ID também tomaram conhecimento de exemplos de boas práticas de incentivo à interação família-escola realizadas em diversas localidades do País. “Cada vez mais que estudo esse Plano e conheço todas as atividades, mais me encanto”, afirmou o coordenador geral de Ideologias e Estratégias do Movimento ID, Fábio Cavalcante.

Entre as ações promovidas pelo grupo de estudantes, está o Programa “Minha Escola em Movimento”, que visa incentivar o engajamento social de jovens por meio de projetos que promovem a criação de grêmios estudantis, a proteção ao meio ambiente e o combate ao bullying, entre outros temas, além de realizar oficinas sobre empreendedorismo social e protagonismo juvenil. 

Acesse aqui apresentação com mais informações sobre as atividades realizadas pelo Movimento ID.

Coronel Pilar (RS) e Rio de Janeiro (RJ)

(da esq. para a dir.) Paulo Ronaldo (PMSE/MEC), Ivanete
dos Santos (coordenadora do PMSE/MEC) e David Arcênio
(Comitê Rio)
Aproveitando a passagem por Brasília para participar do V Encontro Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, realizado de 16 a 18 de outubro, os mobilizadores sociais pela Educação Solange Lazzari e David Arcênio coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Coronel Pilar (RS) e integrante do Comitê de Mobilização da capital fluminense e região metropolitana, respectivamente – visitaram a equipe do PMSE no Ministério da Educação para conversar sobre o andamento das ações de mobilização das famílias em suas cidades. 

(da esq. para a dir.) Coordenadora PMSE/MEC, Ivanete dos
Santos; secretária de Educação de Coronel Pilar, Solange
Lazzari; e assessor da SEB, Hudson Guimarães
Além de debater sobre estratégias para ampliar a mobilização em seu município, durante o encontro, a representante da Secretaria de Educação de Coronel Pilar, Solange Lazzari, também recebeu orientações e esclarecimentos sobre o Plano de Ações Articuladas (PAR). As informações foram fornecidas pelo assessor da Secretaria de Educação Básica, Luiz Hudson Guimarães. 

A coordenadora do PMSE/MEC, Ivanete Oliveira dos Santos, agradeceu o empenho de ambos os mobilizadores para sensibilizar suas comunidades sobre a importância da participação das famílias no cotidiano escolar e reforçou a parceria com os mobilizadores. “Nossa equipe está à disposição para apoiar toda e qualquer ação que venha a fortalecer a relação entre família, escola e comunidade”, ressaltou Ivanete.

Nenhum comentário: