Como participar

Convidamos você, trabalhador, empresário, profissional liberal, membro de instituições religiosas, estudante, representante de sindicatos e outras entidades de representação social, de organizações não governamentais (ONGs), de associações de bairro e comunitárias, e secretários estaduais e municipais de educação a fazer parte das ações do Plano de Mobilização Social pela Educação.

Tais ações vêm sendo desenvolvidas em todo o País para sensibilizar as famílias a respeito da importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e, do mesmo modo, sobre o reflexo desse comportamento para o aproveitamento do ensino e consequente melhoria da qualidade da educação.

Como fazer parte da Mobilização Social pela Educação  

O primeiro passo para se tornar um mobilizador e colaborar com a realização dessas ações é realizar seu cadastro, preenchendo o formulário disponibilizado na seção Cadastre-seSuas informações vão compor o Banco de Dados da Mobilização.

Caso prefira, você pode, também, fazer o download do Formulário de Inscrição, salvar o arquivo em seu computador, preencher o documento com os dados solicitados e encaminhá-lo para o e-mail mobilizacaosocial@mec.gov.br.

Você também pode inserir no Formulário um breve relato sobre suas atividades e sobre como pretende promover a mobilização em sua rede de relacionamento.  Caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (61) 2022-7843.

Atuação

Como subsídio à sua atuação como mobilizador, dispomos uma apresentação em arquivo Power Point cujo conteúdo tem sido divulgado nos eventos de sensibilização da sociedade a respeito dos benefícios da educação na vida do cidadão e para o desenvolvimento do País. Além disso, estamos enviando aos mobilizadores cadastrados no banco de dados uma série de dicas de como mobilizar. Acesse aqui a primeira parte dessas dicas.

Sugerimos, ainda, alguns passos que podem auxiliar sua atuação:

1.  navegue pelo pelo Blog da Mobilização e acompanhe as notícias sobre as ações que são desenvolvidas em todo o País;

2.    ainda no blog, conheça a Cartilha Famílias, acompanhem a vida escolar de seus filhos que é o principal instrumento usado pelos mobilizadores em seus contatos com as famílias e comunidade;

4.    acesse, na área Materiais de Mobilização, o Manual de Capacitação de Agentes Mobilizadores. Leia-o e proponha que os interessados de sua cidade façam o mesmo;

5.    em reunião, compartilhe com os interessados de sua cidade o conteúdo do Manual, em especial, as orientações gerais sobre como mobilizar. Forme um grupo para promover discussões sobre esse conteúdo;

6.    ainda no Manual, verifique as explicações sobre cada um dos Sistemas de Consultas dispostos pelo MEC sobre a Educação no País;

7.    conheça a situação educacional de seu município. Para isso, acesse, por meio do blog da mobilização ou no site do MEC, os referidos Sistemas de Consultas, conforme relação a seguir:

•    Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)


•    Prova Brasil

•    Indicadores Demográficos e Educacionais

•    PAR

•    SIOPE

8.    compartilhe essas informações com o grupo de discussão, em encontros promovidos para esse fim, e discuta como podem atuar a partir delas;

9.    compartilhe com o grupo de discussão os resultados de sua atuação, os avanços e dificuldades;

10.    encaminhe sempre, à equipe da mobilização no MEC, informações sobre as atividades desenvolvidas em sua localidade, incluindo fotos.

Esperamos que tais indicações possam colaborar para que a Mobilização na sua região seja iniciada ou retomada. Desse modo estaremos trabalhando pela garantia de acesso à Educação de qualidade, um direito previsto em nossa Constituição.

  
Para ter acesso às informações específicas, clique no seu perfil:

Materiais para mobilização social