quarta-feira, 8 de junho de 2016

Secretaria de Educação de Paragominas (PA) lança projeto para estimular interação família-escola

Participantes do Dia "D" de Mobilização, em Paragominas
Com o objetivo de atrair os familiares de alunos para o ambiente escolar, a Prefeitura Municipal de Educação (Semec) de Paragominas (PA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou, no dia 30 de maio, o projeto Família Educadora. As ações do projeto, que almejam mobilizar o maior número possível de famílias dos 26 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino ao longo do ano letivo, foram iniciadas com a realização do “D” de Mobilização, no dia 3 de junho.

Entre as estratégias do Família Educadora para incentivar a participação de pais e responsáveis está a formação de grupos de familiares de alunos para facilitar o contato com a direção das escolas. Durante a programação do Dia “D”, que foi promovido em todas as escolas municipais localizadas nas zonas urbana, rural e indígena, foram escolhidos membros das famílias dos estudantes para representar cada uma das turmas das escolas. Esses representantes, por sua vez, constituem a “família” de cada unidade de ensino, que se reunirá mensalmente com a gestão da instituição.

Ações do Dia "D" de Mobilização foram realizadas em todas as
escolas da rede municipal de ensino
De acordo com a coordenadora da Semec, Rosiene Piedade, o projeto tem ainda como finalidade apresentar a proposta de ensino das escolas públicas municipais às famílias, fazendo com que elas se sintam corresponsáveis pelo sucesso escolar. “O projeto tem como um dos objetivos desenvolver a cultura do pertencimento escolar entre alunos, pais e colaboradores, a fim de que eles entendam os resultados que essa aproximação entre família-escola pode trazer para o desempenho educacional das crianças”, explica a coordenadora.  “É importante que os familiares percebam a importância da família para alcançar resultados maiores quanto à educação e que também conheçam o trabalho desenvolvido nas escolas, assim como quem está por trás dessas ações”, complementou.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Paragominas (PA).

Nenhum comentário: