terça-feira, 17 de junho de 2008

Estudos mostram importância da participação das famílias na vida escolar das crianças e jovens

Inúmeros estudos mostram que a presença dos pais e responsáveis na vida escolar das crianças e jovens é extremamente positiva e que as escolas que têm maior participação das famílias apresentam maior qualidade e melhor desempenho coletivo.

O projeto da Harvard Graduate School of Education, Harvard Family Research, publicou em 2006 o estudo Family Involvement Makes a Difference- evidence that family involvement promotes school success for every child of every age, uma análise das pesquisas empíricas publicadas que tratam da relação entre participação das famílias e desempenho escolar. As principais conclusões foram:

Existem fortes evidências de que o envolvimento familiar tem impactos positivos na aprendizagem e socialização das crianças e jovens, sendo decisivo para seu sucesso escolar.

Para isso é preciso contar, além do atendimento às necessidades básicas das crianças, com atitudes e práticas dos pais e expectativas e apoio da escola a essa participação.

Três processos de envolvimento familiar emergem como relevantes:

  1. Atitudes, valores e práticas dos pais com relação à educação dos filhos (parenting).
  2. Relações escola-família: conexões formais e informais entre a família e a equipe e o ambiente escolar (comunicação, eventos, etc).
  3. Responsabilidade pela aprendizagem: atividades em casa e na comunidade com o fim de promover aprendizagens.

Os resultados correlacionados com os 3 processos são:

  • Melhor desempenho na leitura.
  • Maior desenvolvimento da linguagem.
  • Mais motivação.
  • Comportamentos pro-sociais.
  • Hábitos de qualidade nos trabalhos.

Pesquisa semelhante foi feita por Joyce Epstein, da John Hopkins University. Ela definiu seis campos de participação, adotados pelo Departamento de Educação de Michigan para orientar as escolas com relação a ações e atitudes que podem ajudar a promover o maior envolvimento dos pais.

O primeiro diz respeito ao estabelecimento de um ambiente familiar favorável ao apoio à educação (parenting). Os outros são: comunicação, voluntariado, aprender em casa, participação nas decisões escolares, colaboração com a comunidade.

Os mesmos 6 princípios orientaram o estabelecimento de padrões nacionais para programas de envolvimento dos pais nas escolas. Eles aparecem em outra ordem e com outras ênfases, mas são, em essência, os mesmos: comunicação, “parenting”, aprendizagem em casa, voluntariado, participação na escola, colaboração.

Nenhum comentário: