quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Saiba um pouco sobre os professores no Brasil

O Censo Escolar da Educação Básica coleta, todos os anos, os dados sobre a Educação Básica no Brasil. Essas informações são base para a formulação de política e para distribuição de recursos públicos tais como: merenda e transporte escolar, livros didáticos e uniformes, implantação de bibliotecas e laboratórios de informática, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola, FUNDEB, cálculo do IDEB, entre outros. O Educacenso, como é chamado, também levanta informações sobre os professores. O Dia dos Professores é uma boa oportunidade para conhecermos um pouco mais sobre a situação de quem é o responsável pela educação de nossas crianças. Vamos lá!

Segundo o Educacenso 2006, há no Brasil 2.647.414 professores de Educação Básica (da creche ao ensino médio), sendo 2.119.923 na rede pública de ensino e 527.491 na rede particular. De todos esses professores, 2.266.449 lecionam na zona urbana, enquanto 380.965 trabalham em escolas da zona rural.

Mas nem todos esses professores dão aula para crianças: mais de 265 mil professores dão aulas na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Alfabetização. Dos 54.625 professores que lecionam na Educação Especial, cerca de metade deles estão ligados ao ensino privado. Ainda, mais de 42 mil têm curso específico.

Como foi falado, o Educacenso serve como base para o MEC formular diversas políticas, inclusive em relação à formação e capacitação de professores. O Censo de 2006 mostra que 26% dos professores não possuiam ensino superior, e 4.422 professores não tinham nem sequer completado o ensino fundamental. Para mudar essa realidade, criou-se a Universidade Aberta do Brasil - UAB, que tem o objetivo de oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública que ainda não tenham graduação.

Uma outra ação do MEC alinhada com a valorização dos professores é a definição de um piso salarial nacional, parte de uma política de valorização do professor. Segundo o Ministro Fernando Haddad, “Resgatar a figura do professor pode vencer a guerra contra a baixa qualidade da educação em todos os seus segmentos”.

Nenhum comentário: