terça-feira, 7 de julho de 2009

Conferência Municipal de Educação de Belford Roxo marca nova era na educação do município

Mobilização pró-IDEB, Concurso Público para professores, eleição direta para diretores, plano de cargos e salários para pessoal de apoio da área educacional são inovações para mudar o quadro da educação.


Pela primeira vez, Belford Roxo, município da Baixada Fluminense, Região Metropolitana do Rio de Janeiro com quase meio milhão de habitantes, realizou uma Conferência Municipal de Educação, primeira etapa de preparação para a CONAE - Conferência Nacional da Educação, que será realizada em Brasília em abril do próximo ano. Um dos destaques do encontro foi a aprovação pelos participantes de importantes moções ao prefeito Alcides Rolim que visam a melhorar a qualidade da educação, dar mais transparência à gestão e a valorizar a educação junto à população.

Um dos destaques foi a proposta de fazer de setembro próximo o mês de mobilização pró-IDEB, com a realização de exames simulados para preparar os estudantes para a Prova Brasil. A Prova Brasil, como se sabe, é um exame nacional, aplicado a cada dois anos em todos os alunos da 4a. série/quinto ano de escolas públicas. Ela avalia o desempenho em língua portuguesa e matemática dos estudantes e seus resultados permitem fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

Belford Roxo registrou em 2007 o IDEB de 3,2 nos anos iniciais do Ensino Fundamental e tem como meta estabelecida pelo MEC alcançar 3,9 em 2009. Já para os anos finais do Ensino Fundamental o IDEB atual é de 2,7 com meta de 2,8 para 2009. A média atual do Brasil (2007) é de 4,2 para os anos iniciais e 3,8 para os anos finais do Ensino Fundamental.

Com a aprovação das moções apresentadas pela Conferência, os gestores municipais esperam criar as bases para a implementação de mudanças na rede capazes de mudar o quadro educacional considerado preocupante pelas lideranças que participaram do encontro.
Leia, a seguir, a íntegra das moções:

Moção pela mobilização Pro-IDEB

A I Conferência Municipal de Educação encaminha ao Sr. Prefeito Alcides Rolim, moção de apoio à criação do mês de mobilização PRO-IDEB, a ser realizado em setembro de 2009.
Neste mês, que antecede a realização da PROVA BRASIL, todas as Unidades Escolares e demais órgãos da Prefeitura realizarão eventos, atividades, palestras e outros, objetivando conscientizar a população da importância da PROVA BRASIL para o futuro das crianças e da cidade em termos educacionais.

Moção pelo concurso público

A I Conferência Municipal de Educação encaminha ao Sr. Prefeito Alcides Rolim, moção de apoio à realização de concurso público para a área educacional. Consideramos que a substituição dos contratos é um passo para a melhoria da qualidade de ensino e uma demonstração de respeito pelo profissional da educação.
Esta medida republicana vai beneficiar aqueles que combinarem o amor pela educação com a qualificação necessária para que nossas crianças possam ter um ensino transformador e de qualidade social.

Moção por eleições diretas para diretores

A I Conferência Municipal de Educação encaminha ao Sr. Prefeito Alcides Rolim, moção de apoio à realização de eleições diretas para a direção de Unidades Escolares do Município de Belford Roxo. Acreditamos que o diretor de escola apesar de ser um cargo de confiança, precisa ter representatividade educacional. É importante que todos se preocupem com as escolas mas é indispensável que o líder da escola tenha independência, qualificação e soberania sobre interesses externos à escola.
O diretor eleito é funcionário da cidade e subordinado à legislação vigente no Município, nos Estados e na União.


Moção pela criação do diretor ajdunto

A I Conferência Municipal de Educação encaminha ao Sr. Prefeito Alcides Rolim, moção de apoio à criação da função de diretor adjunto para as escolas com mais de oitocentos alunos e/ou com ensino noturno. Trata-se de corrigir uma distorção que prejudica o funcionamento da gestão escolar e atrapalha o atendimento adequado às famílias e aos alunos matriculados.



Moção pelo Plano de Cargos e Salários

A I Conferência Municipal de Educação encaminha ao Sr. Prefeito Alcides Rolim, moção de apoio a implementação do PLANO DE CARGOS E SALÁRIOS para o pessoal de apoio da área educacional. Lembramos que este segmento está sem aumento desde 2002.
Não adianta apenas melhorar o salário dos professores, sem o pessoal de apoio a escola não funciona plenamente. Todos somos educadores!

Um comentário:

Unknown disse...

ESPERAMOS BREVEMENTE PELA ELEIÇÃO PARA QUE O INICIO DE UMA GESTÃO QUE SE PROPONHA DEMOCRATICA COMECE A CAMINHAR NO MUNICIPIO, A ATUAL SITUAÇÃO É DE QUE DIRETORES NEM COMUNICAM AOS FUNCIONÁRIOS SOBRE ESSES ENCONTROS, NEM COMUNICAM E NEM SÃO REPRESENTADOS, SIMPLESMENTE NEGAM O DIREITO DE PARTICIPAÇÃO...DEPOIS DIVULGAM QUE FOI ESCOLHA COLETIVA, COLETIVO DE ALGUNS?NÃO CONHEÇO!