quarta-feira, 15 de julho de 2009

Enem 2009: prazo para inscrição termina na sexta-feira (17)


Os mobilizadores sociais pela educação têm conscientizado as famílias em diversas localidades do País a respeito da importância do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a melhoria das condições sociais dos jovens brasileiros. Têm despertado a atenção, ainda, para que pais e estudantes não percam o prazo de inscrição para o exame.

Na próxima sexta-feira, 17 de julho, termina o prazo para inscrição no Enem. Os que pleiteiam uma vaga nas instituições de ensino superior que adotaram o exame como instrumento de seleção, integral ou parcial, devem aproveitar o Enem como oportunidade de ingresso nesse nível de ensino.

A nota do Enem é utilizada, ainda, como critério de seleção de bolsas de estudo no Programa Universidade para Todos (ProUni) do Ministério da Educação (MEC), outra facilidade oferecida a quem deseja cursar o ensino superior.

Em 2009, o exame também servirá de instrumento para emissão de certificados de Ensino Médio a jovens e adultos. Esses candidatos realizarão as provas nas mesmas condições dos demais, sendo que, para pleitear a certificação por meio do Enem, a idade mínima é 18 anos.

Como realizar inscrições para o Enem 2009

As inscrições para o Enem 2009 são realizadas exclusivamente pela internet. Os concluintes de escolas públicas e privadas, egressos do ensino médio e candidatos à certificação interessados devem acessar o endereço http://enem.inep.gov.br/inscricao e realizar sua inscrição até as 23h59 do dia 17 de julho.

No campo “Perguntas Freqüentes” do site do Enem http://www.enem.inep.gov.br/index.php os interessados encontram, ainda, as seguintes recomendações:

– após acessar a página da internet http://enem.inep.gov.br/inscricao, durante o período das inscrições;
– preencher ou atualizar os dados cadastrais;
– preencher o cadastro de inscrição com as informações necessárias, inclusive a cidade escolhida para realização do exame, dentre as apresentadas, e se pretende utilizar os resultados do exame para efeito de certificação, na forma da lei;
– enviar os dados e verificar se a transferência foi concretizada;
– o concluinte isento do pagamento da taxa de inscrição deverá imprimir, na seqüência, o comprovante de inscrição;
– o concluinte ou egresso pagante deverá imprimir, na seqüência, o boleto para efetuar o pagamento em qualquer agência de estabelecimento bancário, integrado ao Sistema Nacional de Compensação, no valor de R$ 35,00 (trinta e cinco reais) ou solicitar isenção de taxa;
– a efetivação da inscrição somente ocorrerá após o recebimento pelo INEP do comprovante de pagamento enviado pelo Banco do Brasil;
– os comprovantes de inscrição dos participantes referidos estarão disponíveis no endereço eletrônico http://enem.inep.gov.br/inscricao. É de inteira responsabilidade do inscrito a obtenção e guarda do comprovante da inscrição, sem o qual ele não poderá participar do exame.

Um comentário:

Unknown disse...

Fiz a minha inscrição tudo certinho, porem esqueci do prazo para efetuar o pgto e fui pagar um dia depois, a caixa não aceitou e não consegui...;( ...estou ate agora desacreditando o que eu fiz, alias deixei de fazer...qdo eu entro no site meu cadastro esta lá porem a 2° via do boleto so vem com a data antiga...o que eu faço???eu perdi??? Me ajudem e me respondee pf!!!