segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Boas práticas de Mobilização fortalecem conselhos escolares em Campo Grande (MS)

2º Seminário de Mobilização Social pela Educação e Cultura
da Paz promovido pelo Comitê de Mobilização
e pela SEMED de Campo Grande (MS).
O fomento à participação dos membros de conselhos escolares nas decisões referentes à organização do trabalho pedagógico e administrativo das escolas é o destaque das experiências de incentivo à Interação família-escola-comunidade desenvolvidas em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul. O relato sobre essas vivências e sua colaboração na busca por melhorias para a qualidade da educação pública local pode ser conferido no Banco de Boas Práticas da Mobilização Social pela Educação.  

O fortalecimento dos conselhos escolares em Campo Grande tem sido promovido, desde 2010, pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da facilitação do diálogo com os membros dessas instâncias a respeito de aspectos pertinentes ao funcionamento da escola, à gestão, às práticas e aos recursos pedagógicos, à avaliação da aprendizagem, formação e capacitação de professores e infraestrutura das unidades de ensino.

Com a participação de todos os segmentos representados nos conselhos, a SME tem desenvolvido um conjunto diversificado de estratégias de Mobilização com potencial para manter o tema do incentivo à Interação família-escola-comunidade na agenda da gestão municipal. A integração de programas que têm a família como público-alvo, o desenvolvimento de projetos por escolas e a parceria com a Promotoria da Infância e Juventude são algumas dessas estratégias.

Orientadas pelo Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), as ações em Campo Grande têm como finalidades sensibilizar as famílias dos alunos para importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos e envolver a sociedade em atividades que possam contribuir com a melhoria do ensino.

O município também formou seu Comitê de Mobilização Social pela Educação, em 2010, e, desde então, vem divulgando o PMSE em eventos diversos e realizando seminários de Mobilização Social pela Educação. Instituiu, ainda, a Semana da Família na Escola e integrou os Programas Escola Aberta e Escola Viva.
Como subsídio às palestras e demais exposições realizadas nesses eventos, a SME de Campo Grande produziu a cartilha Família+Escola=é a comunidade que faz.

Clique aqui e conheça as Boas Práticas de Mobilização Social pela Educação desenvolvidas em Campo Grande (MS).

Nenhum comentário: