Reunião de Pais em Jacundá (PA) na volta às aulas em 2012 |
Nesta segunda quinzena de janeiro, escolas das redes públicas de todo o País preparam-se para o início do ano letivo de 2013. Algumas redes de ensino, inclusive, promovem a volta às aulas já nas próximas semanas. Esse é o período ideal para os mobilizadores sociais pela educação programarem e colocarem em práticas as ações de incentivo à colaboração das famílias na trajetória de estudos dos filhos e de envolvimento da sociedade em iniciativas que visem à melhoria da qualidade da educação.
Interação Escola-família
Além do planejamento pedagógico e administrativo, o momento também é propício à sensibilização de gestores e demais profissionais das escolas no sentido de que compreendam a importância da criação de oportunidades para a que a família possa se aproximar do cotidiano das unidades de ensino e, desse modo, oferecer sua contribuição à rotina de aprendizado dos alunos.
O período também é ideal para a preparação e realização de atividades, como reuniões direcionadas aos pais, cuja programação envolva o estímulo à aproximação entre famílias, educadores e comunidade. Nessas oportunidades, os participantes devem tomar conhecimento sobre os reflexos positivos da atenção dispensada pelos pais à vida escolar dos filhos.
Interação Família-escola-comunidade
Do mesmo modo, a comunidade, incluindo as lideranças sociais e religiosas, os representantes de órgãos públicos e organizações de áreas correlatas à Educação e que lidam com a defesa dos direitos de crianças e adolescentes, devem ser convidados para esses eventos e lembrados sobre a importância de seu papel na defesa do Direito de Aprender.
Essas orientações contidas no âmbito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) podem ser reforçadas, ainda, com outras DICAS que a equipe do MEC destaca abaixo e QUE PODEM FACILITAR A AÇÃO DOS MOBILIZADORES NESSE PERÍODO DE VOLTA ÀS AULAS:
• Conheça e use o conteúdo da Cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos para conversar com as famílias sobre a importância da colaboração na trajetória de estudos de crianças e jovens;
• Sugira aos pais e às mães que levem a cartilha para casa e leiam seu conteúdo. Esta publicação reúne dicas importantes para o êxito dos filhos na escola;
• Lembre às famílias que não basta ler a cartilha. É preciso colocar em práticas as dicas e sugestões que ela dá;
• Oriente os pais e as mães a oferecer ajuda à escola dos filhos. Destaque às famílias que a escola é pública e, portanto, delas também. As famílias têm o direito de exigir que ela funcione bem e proporcione um bom ensino. Mas, as famílias têm, também, o DEVER de ajudar a escola nisso, fazendo sua parte: Acompanhando a vida escolar de seus filhos; e
• Proponha aos participantes da reunião, que pode ser realizada na escola, na igreja ou em outros espaços comunitários, que discutam o conteúdo da cartilha com seus familiares, amigos, vizinhos. Isso é muito importante, porque é preciso o esforço de todos para que nossos estudantes tenham um futuro melhor, com bons empregos, bons salários e realização pessoal.
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