segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Movimento Todos Pela Educação propõe iniciativas para apoiar famílias, escolas e comunidade

Imagem do Portal 5 Atitudes pela Educação
O movimento Todos Pela Educação lançou, no dia 14 de outubro, um conjunto de iniciativas mobilizadoras pela Educação focadas em 5 atitudes que devem ser incorporadas por famílias, escolas e comunidades. A ideia é que as atitudes engajem ainda mais a sociedade na busca pela melhoria da qualidade da Educação Básica do País. 

No pacote de ações, estão: a campanha Todos Somos Educadores, o portal interativo www.5atitudes.org.br e uma série de materiais voltados a famílias, escolas e organizações que ajudam ou querem ajudar no aprendizado das crianças e jovens.

As atitudes vêm complementar a agenda do movimento, que foi criado em 2006 com o objetivo de contribuir para que até 2022 o Brasil ofereça Educação de qualidade a todas as suas crianças e jovens cumprindo 5 metas. Na busca de ampliar sua pauta com temas prioritários à Educação do País, o TPE lançou, em 2010, 5 bandeiras que abarcam políticas para a aceleração do cumprimento das metas.

As 5 Atitudes são:
1- Valorizar os professores, a aprendizagem e o conhecimento
2- Promover habilidades importantes para a vida e para a escola
3- Colocar a Educação escolar no dia a dia
4- Apoiar o projeto de vida e o protagonismo dos alunos
5- Ampliar o repertório cultural e esportivo das crianças e dos jovens

Nas Metas, Bandeiras e Atitudes do movimento o foco das ações é o aluno. No entanto, no caso dessas últimas, a diferença é justamente o objetivo de envolver atores que participam direta ou indiretamente do dia a dia das crianças e jovens no processo de Educação delas.

As 5 atitudes resultam de um intenso período de pesquisa composto por entrevistas com pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos e especialistas em cidades nas cinco regiões do Brasil.

“Nestes 8 anos pudemos ver muitas mudanças e conquistas na Educação do Brasil. Mas sabemos também que precisamos fazer ainda mais”, afirmou Maria Lucia Meirelles Reis, diretora e sócia-fundadora do Todos Pela Educação.

Saiba mais em matéria publicada pelo Todos pela Educação e no portal 5 Atitudes pela Educação.

Com informações do site do Todos pela Educação.

Nenhum comentário: