quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mobilizadores do Rio Grande do Norte reforçam incentivo à interação família-escola

Em Mossoró (RN) e nos municípios da região do Seridó Potiguar, a atuação dos mobilizadores sociais pela educação vem sendo fortalecida por meio de palestras e atividades de formação. Promovidas com o objetivo de capacitar voluntários para reforçar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, os eventos contaram com a participação de educadores e representantes de diversos segmentos sociais. 

Mossoró 

Participantes da Oficina de formação de mobilizadores em
Mossoró (RN)
A Secretaria Municipal de Educação de Mossoró e a Diretoria Regional de Educação (DIRED) realizaram, em parceria com o Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação na cidade, nos dias 22 e 23 de setembro. Durante a Oficina, os participantes conheceram as orientações e estratégias do PMSE, bem como exemplos bem-sucedidos de sua implementação em várias localidades, e debateram formas de fortalecer a mobilização de educadores e familiares em Mossoró. 

Conduzida pelo representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, a formação contou com a presença de professores, familiares de alunos, gestores escolares, orientadores educacionais, lideranças religiosas, conselheiros tutelares e comunitários, agentes comunitários de Saúde, além de representantes das secretarias municipais de Educação, de Desenvolvimento Social e Juventude e de Esporte e Lazer, do Centro de Referência da Mulher (CRM), da Ordem de Advogados do Brasil (OAB), entre outros. 

Evento contou com apresentações culturais conduzidas por
alunos do Mais Educação
Para a secretária municipal de Educação de Mossoró, Ieda Maria Freitas, a formação contribuiu para conscientizar sobre a importância da participação de todos em busca de mais qualidade para a educação. “O Plano de Mobilização Social pela Educação visa o comprometimento de todos pela melhoria da educação, oportunizando, sobretudo aos familiares de alunos, o exercício da cidadania a partir do conhecimento de seus direitos e deveres”, ponderou.

Como prioridades para o trabalho dos mobilizadores, os participantes da Oficina listaram o combate à infrequência e a evasão escolar, bem como a conservação do patrimônio público escolar. A criação de Comitê de Mobilização local também está na pauta dos voluntários mossoroenses.


Seridó Potiguar

Gestores escolares, professores, conselheiros escolares e
lideranças sociais participaram dos seminários em Acari e Caicó
Mobilizadores na região do Seridó Potiguar participaram, durante a 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação, realizada de 15 a 19 de setembro, de seminários temáticos promovidos nas cidades de Caicó, Acari, Parelhas e Currais Novos para discutir o papel dos conselhos escolares, a democratização da educação e o Plano Nacional de Educação (PNE). Organizados pelo Comitê Regional de Mobilização em parceria com a coordenação do Projeto Educar para Promover uma Cultura de Paz, da Diocese de Caicó, os encontros contaram com a participação de voluntários dos municípios de Currais Novos, Florânia, Tenente Laurentino, Parelhas, Equador, Caicó, Acari, Cruzeta e Jardim do Seridó. 

Durante os seminários em Caicó e Acari, o representante do PMSE/MEC, Paulo Ronaldo dos Santos, expôs os fundamentos, a lógica e as metas do Plano de Mobilização Social pela Educação, e apresentou parcerias exitosas de mobilizadores e conselhos escolares. “A palestra oportunizou aos participantes o entendimento de que o conselho escolar é muito importante para ajudar a melhorar os resultados da escola e a resolver os problemas do dia a dia”, apontou Ronaldo. 

Atividades ressaltaram a importância dos Conselhos Escolares
A professora Lúcia Maria da Silva, gestora da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Cipriano Santa Rosa, em Acari, concorda com o representante do PMSE/MEC. “A formação é de grande valia, pois, enquanto gestora, senti muita dificuldade em formar o conselho de escola na instituição onde trabalho, porque a comunidade escolar não tinha ou tem conhecimento qual seria a função ou a importância do Conselho Escolar”, afirmou.

Em Parelhas e Currais Novos, os encontros com os conselheiros contaram com exposições conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação, Sérgio Benedito Maia. Além de apresentar o PMSE e de debater a importância dos conselhos escolares, Sérgio destacou as metas do Plano Nacional de Educação (PNE). 

Para o representante do MEC, o sucesso das ações de Mobilização na região do Seridó Potiguar, como os seminários e demais eventos promovidos durante a 3ª Semana de Mobilização Social pela Educação, se deve à articulação de lideranças sociais e religiosas com gestores educacionais. "A experiência do local nos ensina que a persistência de lideranças engajadas e comprometidas com a Mobilização pela Educação assegura o bom desenvolvimento numa ampla região geográfica", refletiu.

Nenhum comentário: