sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

ArcelorMittal e Secretaria Municipal de Educação mobilizam escolas e famílias em João Monlevade (MG)

As ações do programa MobilizAção, conduzido pela Fundação ArcelorMittal Brasil, têm sido reforçadas em João Monlevade (MG) com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Recentemente, algumas dessas atividades foram publicadas em material lançado pela Fundação. Para fortalecer ainda mais o incentivo à interação família-escola, no fim do ano anterior, a cidade mineira promoveu encontro dos Núcleos de Mobilização Escolar (NUMEs) e recebeu Oficina de Formação de Mobilizadores.

Avaliação dos NUMEs

Pais e mães de alunos, educadores e membros da Secretaria
de Educação de João Monlevade estiveram presentes na
reunião de avaliação dos NUMEs
Com o objetivo de avaliar a atuação dos Núcleos de Mobilização Escolar – responsáveis por incentivar a interação escola-familia-comunidade nas instituições de ensino parceiras do programa MobilizAção da ArcelorMittal –, representantes da Secretaria Municipal de Educação, coordenadores pedagógicos, professores, gestores escolares e pais e mães de alunos estiveram reunidos na Casa do Adolescente, em João Monlevade, no dia 27 de novembro de 2014. A reunião foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação. 

Na ocasião, os membros dos Núcleos apresentaram relatos de sua atuação, com ênfase no trabalho realizado com alunos infrequentes e suas famílias. Além de expor as ações desenvolvidas em 2014, os participantes debateram formas de aprimorar a articulação entre diferentes instituições na comunidade local em prol da melhoria da Educação. 

Para a educadora Lúcia Silva, o encontro foi produtivo. “Creio que foi significativo, pois a minha escola fará parte e terei a missão de convidar os pais ou responsáveis para abraçarmos essa causa tão nobre e gratificante”, afirmou. 

Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação

Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores
em João Monlevade (MG)
Conduzida pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, a Oficina de Formação de Mobilizadores em João Monlevade contou com a presença de membros dos NUMEs e educadores da cidade. A formação, realizada em 30 de outubro do ano anterior, foi organizada pela Fundação ArcelorMittal em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação.

Durante a Oficina, os participantes receberam informações sobre a educação no Brasil e conheceram os fundamentos da interação família-escola-comunidade, bem como as metas e estratégias do Plano de Mobilização Social pela Educação. Ao final da formação, os mobilizadores foram orientados a elaborar Plano de Ação de acordo com a realidade socioeducacional do município. 

Helena Perdigão, secretária municipal de Educação de João
Monlevade, participou da Oficina
Entre as atividades que já vêm sendo realizadas com êxito em João Monlevade e que devem ser reforçadas com a Oficina, além da atuação dos NUMEs, recebeu destaque a Ação de Proteção e Fortalecimento do Laço Familiar, desenvolvida pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) em parceria com as escolas municipais. Também foi destacada a Festa da Família, promovida em todo o sistema municipal de ensino e que oferece ampla programação cultural à comunidade e tem como objetivo ressignificar a participação familiar nas escolas.

Nenhum comentário: