terça-feira, 10 de maio de 2016

Cartilha "Acompanhem a vida escolar dos seus filhos" é divulgada a pais e mães de alunos em Anápolis (GO)

Apresentação da Cartilha no CE Dr. Mauá Cavalcante Sávio,
em Anápolis
A mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos vem sendo apresentada a familiares de alunos de Anápolis em atividades conduzidas pela missionária capelã e mobilizadora social pela Educação Elisabete Rosa Pereira. No dia 29 de abril, exemplo da atuação da capelã pôde ser conferido no Colégio Estadual Dr. Mauá Cavalcante Sávio, onde, além da cartilha, Elisabete abordou as orientações do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) com mães de alunos da unidade de ensino.

Segundo a mobilizadora, a atividade teve como objetivo “advertir e orientar as famílias sobre os constantes cuidados com os filhos, com o monitoramento do aprendizado e com os relacionamentos na promoção da interação família-Escola-comunidade”. A ação foi organizada pela Capelania Brasileira com o apoio da gestão do Colégio e novo encontro com os familiares da unidade de ensino foi agendado para o próximo semestre.

Orientações da Cartilha são apresentadas semanalmente
a pais e mães de alunos no CEMAD 
As orientações da publicação também vêm sendo divulgadas no Centro Municipal de Atendimento à Diversidade (CEMAD), instituição pública municipal que atende pessoas com deficiência e/ou necessidades educacionais especiais em Anápolis. A convite do CEMAD, a Capelania Brasileira, representada pela mobilizadora Elisabete Pereira, assumiu o compromisso de se reunir semanalmente com familiares de alunos atendidos pela entidade para incentivá-los a participar de maneira mais efetiva do cotidiano escolar de seus filhos.

Ações no CEMAD têm como objetivo
aprimorar o envolvimento dos
familiares no cotidiano escolar 
“Embora o CEMAD atenda pessoas em todas as idades e em diversas especialidades, o atendimento às crianças e jovens em idade escolar é acompanhado por seus pais. Então, abriu-se a oportunidade de falar-lhes a respeito do Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) e da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. A proposta é apresentar o PMSE semanalmente para pais recém-chegados, já que há grande rotatividade na utilização dos serviços”, explicou Elisabete.

Além de estimular a participação da família na trajetória educacional, a mobilizadora espera que, por meio do trabalho desenvolvido no CEMAD, esses familiares contribuam para a divulgação da mensagem da cartilha e do Plano de Mobilização. “Como a oportunidade estará aberta ao longo do ano, certamente eles serão mais envolvidos e poderão ser multiplicadores da Mobilização Social pela Educação”, ponderou.

Com informações de Elisabete Pereira Rosa, mobilizadora social pela Educação em Anápolis (GO). 

Um comentário:

Ligia Thiago disse...

Agradecemos muito o empenho e competência oferecidos pela capelã Elisabete, através da Capelania Brasileira, em que nossa escola pôde ter uma maior interação com as mães e passar informações valiosas que as auxiliarão no relacionamento com os filhos. Foi um momento muito proveitoso e agradável.

Lígia T. Silva
Gestora - Colégio Mauá - Anápolis-GO