sexta-feira, 27 de maio de 2016

Escola de Santópolis do Aguapeí (SP) incentiva participação dos familiares na educação

Reunião com familiares de alunos na EMEB Prof. Minas
Barganian, em Santópolis do Aguapeí
A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Professor Minas Barganian, localizada no município de Santópolis do Aguapeí, em São Paulo, vem incentivando a participação de pais e mães de alunos no cotidiano escolar. Entre as principais estratégias para mobilização das famílias estão reuniões periódicas com os familiares, discussão sobre o conteúdo da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e aplicação de questionário sobre a participação das famílias no cotidiano escolar.

Desenvolvido pela gestão da EMEB, o questionário sobre a interação dos pais e mães de estudantes com a escola foi respondido por 136 familiares. Destes, 133 disseram comparecer às reuniões promovidas pela instituição de ensino, 85 afirmaram conversar com os professores de seus filhos e a maioria alegou ler os comunicados enviados pela escola. 

A instituição de ensino também promove festas e outras ações
lúdicas para aproximar as famílias e a comunidade escolar
Apesar dos resultados positivos, a pesquisa também apontou aspectos que precisam ser melhorados. “A maioria dos pais disse não pedir orientação aos professores quando os filhos apresentam alguma dificuldade”, relatou a diretora da EMEB, Maria Emilia Pimentel Soares. 

Para aperfeiçoar a relação com pais, mães e responsáveis, a direção da EMEB Prof. Minas Barganian pretende continuar estimulando o acompanhamento dos alunos pelas famílias e a presença dos familiares nas atividades promovidas pela unidade de ensino.

Com informações de Maria Emilia Pimentel Soares, mobilizadora social pela Educação em Santópolis do Aguapeí (SP). 

Nenhum comentário: