sexta-feira, 25 de julho de 2008

Ministério da Educação do Peru lança cartilha para os pais

O CONIC enviou para o blog um importante material que vale a pena conhecer.

Manual para os pais” oferece dicas práticas sobre como ajudar os filhos no desempenho escolar
Ciente da responsabilidade dos pais na educação de crianças e adolescentes e da necessidade de a escola envolver a família no processo ensino-aprendizagem, o Ministério de Educação da República do Peru lançou um “Manual para os pais” ajudarem os filhos a triunfarem na escola. O guia lista o que as crianças devem aprender na escola em cada fase - nas áreas de comunicação, matemática e desenvolvimento pessoal e social. Além disso, fornece dicas para melhorar a qualidade da participação de pais e mães no processo educacional.
Veja algumas sugestões do Manual para enriquecer o relacionamento família-escola em benefício dos filhos:
1- Saiba com os professores o que as crianças e adolescentes vão aprender e quais atividades vão realizar durante cada período escolar.
2- Reserve um espaço confortável para que a criança ou adolescente estude e faça suas tarefas escolares. Que tenha mesa e cadeiras próprias para este fim, que seja um espaço iluminado e ventilado, limpo e bem organizado.
3- Estabeleça uma rotina de horários que inclua o momento de levantar-se e deitar-se, alimentar-se, fazer as tarefas de casa e da escola, ver televisão, usar o computador, brincar com os amigos, e descansar.
4- Separe um momento especial do dia para compartilhar com seus filhos. Responda suas perguntas, mostre interesse ao que ele ou ela diz, faça perguntas que os estimulem a continuar conversando, demonstre desejo de saber sobre o que gostam e do que não gostam, indague sobre quem são seus melhores amigos, busque soluções para os problemas, converse animadamente sobre o que ele ou ela fez na escola naquele dia, oriente sobre o uso adequado da Internet, os programas de TV e os excessos com videogame.
5- Brinque com seus filhos. Procure, através das brincadeiras, aprofundar o que eles estão aprendendo na escola, estimule competições saudáveis do tipo: quem termina primeiro de comer, quem se lembra de mais palavras que começam com “a” ou coisas assim.
Conheça a íntegra do Manual(em espanhol) acessando o site

http://www.agenciasoma.org.br/arquivos/PaisEscolasFilhosEmEspanhol.pdf


Nenhum comentário: