segunda-feira, 14 de julho de 2008

Oficinas capacitam mobilizadores em educação

Nos dias 9 e 10 de Julho foi realizada, na Representação do MEC em São Paulo, a primeira oficina de capacitação de multiplicadores das Igrejas, com a participação de 22 membros do Grupo de Trabalho que coordena as ações de mobilização. O objetivo é dar informações e esclarecimentos básicos sobre educação, que ajudem a qualificar o discurso desses multiplicadores no trabalho com suas comunidades. Pretende-se, ainda, capacitá-los para formar outros multiplicadores, ampliando o raio de atuação de cada igreja. Parte importante da oficina é dedicada a discutir as bases para elaborar detalhadamente um programa de trabalho que sirva para orientar a implementação do Plano de Mobilização.
Estiveram presentes representantes de Rondônia, Pará, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo - capital e interior Paraná e Rio Grande do Sul. O Norte e o Nordeste passaram a ser mais contemplados com essa ampliação do Grupo de Trabalho, o que é muito importante, tendo em vista serem as regiões com IDEB mais baixos.
Durante a reunião ficou definida a realização, ainda neste semestre, de novas oficinas em Porto Velho, Belém, Fortaleza, Recife, Goiânia e Rio de Janeiro. Estima-se a participação de cerca de 100 multiplicadores, das diversas denominações, em cada um desses encontros.
Além desses encontros já definidos, as igrejas que desejarem realizar oficinas em suas próprias cidades poderão demandá-las ao MEC, que analisará a possibilidade de atendimento de cada caso.
Além da explicação sobre a organização do sistema educacional - responsabilidades de cada ente federado - foram dadas informações sobre os principais programas de apoio à educação, como Fundeb, Merenda Escolar, Transporte Escolar, Livro Didático e o Plano de Metas do PDE.
Um aspecto bastante enfatizado foi o de que a mobilização das famílias visa, sobretudo, a estabelecer uma parceria entre família e escola, reconhecendo-se os papéis e responsabilidades de cada um no processo de educação das crianças e jovens.

Um comentário:

Unknown disse...

Como não consegui postar no geral do blog, faço aqui.
Está muito bom o blog, só faltam fotos. No demais parabéns.