domingo, 7 de setembro de 2008

UNESCO comemora Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de setembro é o Dia Internacional da Alfabetização. A Unesco está comemorando mundialmente a data com o tema “A alfabetização é o melhor remédio”. Baseada em estudos que apontam a maior vulnerabilidade do analfabeto a doenças, a mensagem relaciona a melhor saúde do indivíduo com sua capacidade de ler e escrever.

No Brasil, a data é lembrada por uma animação produzida pela UNESCO no Brasil com versões em português, espanhol, inglês e francês. Em Porto Alegre, o Painel Relato de uma Experiência do Rio Grande do Sul com Alfabetização de Jovens e Adultos apresentará ações do Projeto Alfabetiza Rio Grande, realizado em parceria da Secretaria Estadual de Educação do Estado com a UNESCO, entre 2003 e 2006. Em mensagem sobre a data, o diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, destacou o impacto positivo da educação na saúde. “Uma pessoa analfabeta é mais vulnerável a ter problemas de saúde e é menos provável que ela busque assistência médica para si mesma, sua família ou sua comunidade.”

Em comemoração ao Dia Internacional da Alfabetização (08 de setembro), a UNESCO no Brasil lançou uma campanha para promover a alfabetização. Você também pode participar, divulgando as animações abaixo, de apenas 10 segundos e disponíveis em quatro línguas, em mídias tais como sites, blogs e TVs.


http://www1.unesco.org.br/diadaalfabetizacao/portugues.swf

Nenhum comentário: