terça-feira, 30 de setembro de 2008

Proposta para a Pastoral da Educação no Biênio 2009-2010

Reunidos no XII Encontro Nacional da Pastoral da Educação, em São Luís do Maranhão, nos dias 19 a 21 de setembro de 2008, representantes de 10 Regionais da CNBB, vindos de 32 dioceses, formularam um conjunto de propostas para a Pastoral da Educação no biênio 2009-2010. Dentre elas, destaca-se a de "Apoiar a mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação em parceria com o Ministério da Educação (MEC), realizando encontros para a formação de multiplicadores que levem a mensagem da cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”.
Com a formalização desse apoio, a mobilização social pela educação se fortalece, tendo a partir de agora representantes da Pastoral atuando em suas comunidades em praticamente todos os estados do Brasil.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Escola Infantil de Contagem recebe Cartilhas




Durante a Festa da Família, no último dia 6, as famílias que têm os filhos matriculados no Centro de Educação Infantil Municipal Icaivera (CEMEI), bairro localizado na região Vargem das Flores na cidade de Contagem, em Minas Gerais, receberam as cartilhas do Plano de Mobilização pela Educação. Cerca de 100 famílias participaram da Festa e aprovaram o material imediatamente.


No CEMEI existem diversos programas para envolver a comunidade, como Escola Aberta, com atividades nos finas de semana, a Orquestra Jovem em parceria com uma ong local, o Conselho Escolar, e várias outras iniciativas em conjunto com a Prefeitura para democratizar o espaço escolar, e elevar a qualidade da rede municipal de ensino.









terça-feira, 16 de setembro de 2008

CONGEMAS entra na Mobilização Social pela Educação

O Colegiado Nacional de Gestores de Assistência Social decidiu participar do Plano de Mobilização Social pela Educação. Em sua edição extraordinária da REVISTA DO CONGEMAS, sobre o tema da transição da educação infantil da Assistência Social para a Educação, que será distribuída a partir de 22 de setembro, duas páginas são dedicadas à mobilização.

O CONGEMAS

O CONGEMAS é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, atuando com representante dos municípios brasileiros junto ao Governo Federal, especialmente junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, e aos governos estaduais, para fortalecer a representação municipal nos Conselhos, Comissões e Colegiados, em todo o território nacional.

O Congemas tem por finalidades:
  • defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica de Assistência Social);
  • assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios;
  • participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos;
  • coletar, produzir e divulgar informações relativas à área de Assistência Social;
  • promover e incentivar a formação do gestor municipal a fim de que ele passe a contribuir decisivamente na consolidação da Assistência Social enquanto Política Pública.

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Rondônia cria Comitê de Mobilização pela Educação

No dia 5 de setembro aconteceu em Porto Velho o lançamento do Plano de Mobilização Social pela Educação. Com a presença do Secretário-Adjunto Estadual da Educação, Pascoal de Aguiar Gomes, de autoridades educacionais de vários municípios, de repesentantes de diversas denominações de igrejas cristãs e de organizações não-governamentais, foram apresentados no evento as bases para a mobilização das famílias pela educação.
Enfatizando a importância do projeto, o Secretário-Adjunto mencionou que as escolas da rede estadual que tiveram maior crescimento do IDEB têm como ponto forte a participação da família e da comunidade em sua gestão.
Os participantes manifestaram sua adesão imediata ao projeto e decidiram criar um Comitê de Mobilização de Rondônia, que coordenará as atividades no estado. Pretendem, com isso, dinamizar as ações junto às famílias e a outros setores, buscando, também, ampliar a adesão de voluntários.
O Comitê está sendo coordenado pelo Professor Antônio Lúcio dos Santos , membro dos Conselhos Estadual e Municipal de Educação e uma das lideranças da Igreja Batista de Filadélfia. Ele pode ser contatado, para maiores informações pelo e-mail antluciosantos@gmail.com .

90.000 voluntários ajudaram a reformar escolas em todo o país


No último sábado, dia 06 de setembro, o programa "Mãos que Ajudam", da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, mobilizou cerca de 90.000 voluntários em todos os estados brasileiros para participar de um mutirão para fazer pequenas reformas em mais de 350 escolas públicas da rede estadual. Durante todo o dia esses voluntários, ajudados pelos professores, diretores, pais e alunos das escolas, realizaram trabalhos como pintura, limpeza, jardinagem, além de pequenos consertos na parte hidráulica e elétrica das escolas.
Tudo isso em um clima de alegria e solidariedade, o que tornou a tarefa uma ocasião festiva e de confraternização daqueles que consideram que a verdadeira independência do cidadão se dá pela educação de qualidade. Todas as escolas participantes da ação terão como meta principal melhorar o seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IDEB.

domingo, 7 de setembro de 2008

UNESCO comemora Dia Internacional da Alfabetização

Dia 8 de setembro é o Dia Internacional da Alfabetização. A Unesco está comemorando mundialmente a data com o tema “A alfabetização é o melhor remédio”. Baseada em estudos que apontam a maior vulnerabilidade do analfabeto a doenças, a mensagem relaciona a melhor saúde do indivíduo com sua capacidade de ler e escrever.

No Brasil, a data é lembrada por uma animação produzida pela UNESCO no Brasil com versões em português, espanhol, inglês e francês. Em Porto Alegre, o Painel Relato de uma Experiência do Rio Grande do Sul com Alfabetização de Jovens e Adultos apresentará ações do Projeto Alfabetiza Rio Grande, realizado em parceria da Secretaria Estadual de Educação do Estado com a UNESCO, entre 2003 e 2006. Em mensagem sobre a data, o diretor-Geral da UNESCO, Koichiro Matsuura, destacou o impacto positivo da educação na saúde. “Uma pessoa analfabeta é mais vulnerável a ter problemas de saúde e é menos provável que ela busque assistência médica para si mesma, sua família ou sua comunidade.”

Em comemoração ao Dia Internacional da Alfabetização (08 de setembro), a UNESCO no Brasil lançou uma campanha para promover a alfabetização. Você também pode participar, divulgando as animações abaixo, de apenas 10 segundos e disponíveis em quatro línguas, em mídias tais como sites, blogs e TVs.


http://www1.unesco.org.br/diadaalfabetizacao/portugues.swf