quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Moblização de empresas - Votorantim



Apoio à educação em Nobres - Mato Grosso

O Instituto Votorantim definiu alguns municípios prioritários para mobilizar as lideranças locais pela melhoria da qualidade da educação.Um desses municípios é Nobres, no Mato Grosso. O coordenador do projeto da Votorantim na cidade, Wagner Teixeira Florentino, tem desenvolvido uma série de ações, como relatado por ele a seguir:

"Nos dias 01 e 02 de dezembro tivemos o encontro de gestores (diretores e coordenadores) das escolas municipais em Nobres, juntamente com a Secretaria de Educação Municipal. Foram discutidos a nova legislação da Gestão Democrática aprovada em Novembro, O PAR e suas ações bem como o seu monitoramento e andamento das ações, o IDEB de cada unidade escolar e do município de forma geral, bem como ações para melhoria do índice. A reunião ocorreu no plenarinho da prefeitura de Nobres. Participamos no dia 02 falando sobre o papel dos gestores escolares para alavancar as ações do PAR e na busca de sinergia para melhoria do resultado do IDEB em nosso município.
Estavam presentes também os gestores das unidades escolares da zona rural. Fizemos a distribuição da cartilha Gibi que será trabalhada com os pais, professores e alunos e da revista Onda Jovem. O material foi muito apreciado e bem acolhido pelos gestores que se comprometeram com as ações e com o assíduo acompanhamento do PAR.
Seguem fotos do evento e andamento do plano de ação.
Solidário abraço.
Wagner Teixeira Florentino"

Para entender melhor:
PAR - Plano de ações Articuladas: é um plano de ação que os municípios devem fazer com base em um diagnóstico da situação da rede. Somente receberão assistência técnica e financeira (transferência voluntária de recursos) do MEC os municípios que tiverem elaborado e estão implementado o seu PAR.
IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica: é uma combinação de dois indicadores fundamentais para a qualidade da educação: desempenho dos alunos na Prova Brasil e das taxas de aprovação de todas as escolas públicas urbanas do país. Essas escolas, assim como todos os municípios e estados têm uma meta a alcançar para melhorar seu IDEB, fazendo com que o Brasil chegue em 2022 a um IDEB 6 (em uma escala que vai de 0 a 10), equiparando a qualidade da educação à dos países desenvolvidos.
Cartilha - Acompanhem a vida escolar de seus filhos: a cartilha que tem sido usada pelos mobilizadores para incentivar as famílias a participarem da educação das crianças, adolescentes e jovens.

Nenhum comentário: