terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Quero trazer à memória o que me dá esperança

Pastor Sebastião apresentando a cartilha Acompanhem a vida escolar
dos seus filhos
em evento para famílias de Pindamonhangaba


Na madrugada do dia 25 de janeiro, quando completava 49 anos, faleceu o pastor Sebatião Bertolino. Ele era pastor da Assembléia de Deus em Pindamonhangaba, interior de São Paulo ,e representava o CLAI - Conselho Latinoamericano de Igrejas no Grupo de Trabalho que desenvolveu o Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação, assim como a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos. Sempre com bom humor, disposição e entusiasmo, o Pastor Sebastião se destacou desde o início das atividades do GT, criando laços de amizade com os demais membros e destacando-se por sua forte liderança.
Foi com esse entusiasmo que ele abriu várias frentes de mobilização, tanto no interior da Assembléia de Deus como em outras Igrejas. Teve atuação importante também junto aos movimentos comunitários de Pindamonhangaba e nos programas da prefeitura local, aproveitando sempre as oportunidades para falar sobre a importância da educação para a emancipação das pessoas e o papel da família, distribuindo a cartilha e comentando seu conteúdo. Neste momento em que compartilhamos com as pessoas de seu convívio o sentimento de perda irreparável, vale lembrar o depoimento do secretário regional do CLAI para o Brasil, Presb. Darli Alves de Souza, que sintetiza o sentimento despertado em todos os mobilizadores que conviveram com ele:

"O Pr. Sebastião nos deixou um legado de esperança em várias áreas. No universo ecumênico, a partir de sua igreja, envidou esforços para que ela estivesse envolvida ecumenicamente, particularmente a filiação ao CLAI, que ainda está em processo. Tinha uma postura ecumênica frente aos desafios eclesiásticos e, com sua voz calma, não perdia a oportunidade de contribuir com os debates. Na política, deixou importante contribuição para a prefeitura de Pindamonhngaba. Na esfera social, era responsável por uma entidade social que atende crianças e adolescentes, atuando com perseverança, face às dificuldades para mantê-la. No movimento negro, foi sempre ativo, participando de várias iniciativas e eventos.
Tive, também, o privilégio de representar, com ele, o CLAI-Brasil junto ao Ministério da Educação no Plano de Mobilização das Igrejas Cristãs pela Educação. Como era de costume, ao longo de participação em reuniões e eventos, deixou sua inestimável contribuição para o desenho, desenvolvimento e implementação do plano citado. A clareza e a objetividade de suas intervenções e sua visão de futuro foram colaborações importantíssimas. Contribuiu, particularmente, para o adequado entendimento do universo pentecostal brasileiro.

Finalizando, quero lembrar que o pastor Sebastião deixou importantes sementes de esperança. Como em uma das reuniões para a elaboração do Plano de Mobilização das Igrejas Cristâs pela Educação, quando ele contribuiu com um dos textos bíblicos norteadores do plano, que foi acolhido com entusiasmo pelos presentes. Esse texto será a principal lembrança que levarei do companheiro e amigo Sebastião. Que ele possa servir a todos como fonte de esperança e perseverança para a vida: "Quero trazer à memória o que me dá esperança"
(Lam 3:21)
Presb. Darli Alves de Souza

Um comentário:

Profª Elenise disse...

Pessoas como o pastor e que fazem a difereça no mundo, ele se foi mas seu exemplo e a sua esposa continuarao seu belo trabalho. Um abraço !! Prof.Elenise Diocese de Snto Andre