segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Mobilização alcança região Agreste da Paraíba


O Plano de Mobilização Social pela Educação alcançou a região do Agreste Paraibano. A solenidade de lançamento do Plano foi realizada no município de Pilões, na sexta-feira, 11 de dezembro, no Centro Padre Mateus, com a presença de representantes do poder público e de segmentos sociais, além de pais, estudantes e profissionais da educação.

O lançamento do Plano foi realizado durante o Encontro “Escola, família e comunidade na construção de uma escola cidadã”. A solenidade foi coordenada por integrantes do Comitê de Mobilização Social pela Educação da Paraíba e membros da Associação Serviço de Educação Popular (Seduc), em parceria com a Prefeitura de Pilões, a BrazilFondation e o Instituto HSBC Solidariedade.

Durante o evento, os participantes receberam informações sobre a Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos, publicação disponibilizada pelo Ministério da Educação como subsídio para a atuação dos mobilizadores e parceiros do Plano de Mobilização. Entre outras instruções, os convidados do Encontro foram orientados a utilizar a cartilha para reflexão sobre seu conteúdo junto aos pais, com o objetivo de que a famílias sejam sensibilizadas a respeito da importância de sua participação na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade do ensino nas escolas públicas.

Ideb das escolas municipais de Pilões

Na primeira avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb), em 2005, as escolas municipais de Pilões registraram média de 1,6 nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Nas séries finais, no mesmo ano, o Ideb foi de 2,5. Em 2007, o município apresentou evolução nessas médias que foram, respectivamente, 3,1 e 2,7. Para 2021, as escolas de Pilões projetam alcançar o Ideb de 4,3, nas séries iniciais, e de 4,5, nas séries finais.

Com infomações de Maria Azimar Fernandes e Silva, membro do Comite de Mobilização Social pela Edudação da Paraíba

Nenhum comentário: