terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Mobilizadores de Ubatuba instalam Comitê no bairro Ipiranguinha



Na próxima sexta-feira feira, 18 de dezembro, os membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do bairro Ipiranguinha, em Ubatuba (SP), realizam sua primeira reunião para planejamento de ações. O encontro será a partir das 20 horas, na Escola Municipal Mário Covas, localizada no próprio bairro.

A unidade de ensino também foi sede da atividade de instalaçã
o do Comitê, realizada no dia 09 de dezembro, com a participação de professores, funcionários, pais, alunos e autoridades ligadas à educação pública da cidade e região.

A reunião de anúncio da criação do Comitê do Ipiranguinha contou com a presença do servidor da Representação do MEC (REMEC/SP), João Nelson dos Santos; de membros da Diretoria de Ensino de Caraguatatuba e de conselhos tutelares; do bispo da Diocese de Caraguatatuba, dom Antônio Carlos Altieri; da representante do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Izabel Gonçalves Gimeno Arpa; e do vereador de Ubatuba, José Mauro Pereira de Barros.

João Nelson dos Santos apresentou aos participantes da atividade alguns indicadores socioeconômicos e educacionais do município de Ubatuba. Ele destacou as ações promovidas pelo MEC com o intuito de melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação (Ideb) das escolas locais.

A instalação do Comitê no bairro Ipiranguinha foi articulada pelos membros do Comitê de Mobilização Social pela Educação do Litoral Norte, também sediado em Ubatuba. A decisão pela criação da instância foi tomada em conjunto com as lideranças do bairro que atuam em prol da melhoria dos índices sociais locais.

A abertura do evento foi realizada pelo professor Rui Alves Grilo, representante do Comitê Litoral Norte. Durante a atividade, ele expôs informações sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação e apresentou à comunidade os demais membros do Comitê.

Rui Grilo ressaltou a importância da participação, no evento, de representantes de diferentes confissões religiosas. Ele lembrou que, na elaboração do Plano de Mobilização, o Ministério da Educação (MEC) contou com a colaboração e parceria de diferentes representações de âmbito nacional do segmento religioso. Por meio da adesão ao Plano e da atuação dessas e de outras lideranças, o Ministério têm alcançado as famílias na conscientização pertinente à importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos, para a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas públicas.


O professor Rui Grilo também se dispôs a integrar o Comitê de Mobilização do Ipiranguinha que é composto, ainda, pelo diretor do Sindicato dos Bancários de Taubaté, Gerson Florindo de Souza; o padre Moisés do Nascimento; pela representante da Congregação das Irmãs Carmelitas do Divino Coração de Jesus, irmã Verônica Letícia; e a representante do Grupo Aberto à Infância e à Adolescência de Ubatuba (GAIATO), Celeste Martins Sebe.



Criação do Comitê foi
sugerida pela comunidade

A necessidade de criação do Comitê do Ipiranguinha havia sido discutida, durante reunião realizada no dia 18 de novembro, entre as lideranças do bairro e os membros do Comitê Litoral Norte. A demanda foi destacada pela irmã Verônica, que relata sua experiência no combate aos problemas sociais enfrentados pela população local.

A idéia de criação do Comitê ganhou apoio imediato da representante da Ong Gaiato, que desenvolve projetos com crianças e jovens em situação de risco, e do padre Moisés.

A irmã Verônica conta que, em conjunto com outros membros da comunidade, aproximou-se de uma das escolas do bairro, começou a participar das reuniões com alunos, professores e funcionários e tomou conhecimento sobre as dificuldades que a unidade de ensino enfrentava.

Entre outros obstáculos para o bom andamento do processo de ensino e aprendizagem, o grupo constatou que os conflitos sociais do bairro acabaram refletindo no cotidiano e nas relações de convivência no ambiente escolar.

Como forma de conhecimento e enfrentamento dessa realidade, os mobilizadores iniciaram um trabalho de visita à família dos alunos. A iniciativa teve repercussão positiva, em casos pontuais, na mudança de comportamento por parte dos estudantes no ambiente escolar.

Para a continuidade desse trabalho, no entanto, a irmã Verônica manifestou a necessidade de conquistar a adesão de novos mobilizadores. Assim, na reunião do dia 18, ela percebeu a oportunidade de retomada dessa atuação, por meio da reorganização da equipe de trabalho, através da instalação do Comitê de Mobilização no bairro Ipiranguinha.

Com informações de Rui Alves Grilo, membro dos Comitês de Mobilização Social pela Educação do Litoral Norte e do Ipiranguinha.

Nenhum comentário: