Banner de divulgação da Semana (clique para visualizar) |
Para comemorar o aniversário de um ano do Comitê de Mobilização de Icatu (MA), os mobilizadores locais promoveram, de 20 a 26 de agosto, a 1ª Semana de Mobilização Social pela Educação da cidade. Por meio de atividades como apresentação de peças teatrais sobre a importância do envolvimento da família no cotidiano escolar e de cursos oferecidos à comunidade, o grupo de voluntários atraiu a participação de pais, alunos e educadores para o evento.
“Nosso objetivo foi o de conscientizar cada cidadão sobre o valor da educação e sobre o papel das famílias, das autoridades e dos representantes de segmentos organizados, na busca pela garantia do direito de aprender e de ter uma qualidade no ensino público”, afirmou a integrante do Comitê e liderança local, Lúcia de Fátima Andrade Vidal.
A realização da Semana de Mobilização contou com o apoio de escolas municipais, das secretarias municipais de Educação, Saúde, Cultura, Administração e Meio Ambiente, de representantes das igrejas Católica, Assembleia de Deus e Adventista do 7º dia, bem como da rádio Cidade de Icatu FM, que auxiliou na divulgação.
Público presente para assistir a peça de teatro sobre interação família-escola no povoado de Jussatuba |
No dia do aniversário do comitê – 26 de agosto – as atividades se concentraram na Praça Eurico Gaspar Dutra, onde foram oferecidos à população serviços de saúde e assistência social, entre outros. Na praça também foi montado stand sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação, no qual os participantes da Semana receberam informações sobre o PMSE e esclareceram dúvidas sobre como acompanhar de maneira mais efetiva a educação de crianças e jovens.
Exibição de filmes no povoado Mutirão |
Além da sede do município, diversos povoados de Icatu participaram das atividades desenvolvidas durante a Semana de Mobilização. A peça teatral “Retrato dos filhos das famílias que acompanham e das que não acompanham a vida escolar” foi apresentada, de 20 a 23 de agosto, nos povoados de Baiacuí, Jacareí dos Pretos, Prata, Moinho, Ribeira, Camboa, Jussatuba e Itatuaba. O projeto Cinema na Cidade, por sua vez, levou curtas e longas metragens que tratavam de temas relacionados à educação aos povoados de Baiacui, Juncal e Mutirão.
Com informações de Lúcia de Fátima Andrade Vidal, mobilizadora em Icatu (MA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário