Abertura da Semana de Mobilização. Foto: Heracles Dantas/O Jornal de Hoje |
A programação da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação do Rio Grande do Norte reuniu, de 17 a 21 de setembro, educadores, famílias de alunos de escolas públicas, gestores, representantes de segmentos organizados e de órgãos públicos de áreas correlatas à educação em uma série de atividades direcionadas a divulgar a importância da interação família-escola-comunidade. “Para a educação melhorar, todos devem participar” foi o tema da campanha divulgada no período. A agenda incluiu palestras sobre o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) do Ministério da Educação (MEC), a Importância do voto, Gestão Democrática e Educação em Direitos Humanos.
A abertura da II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação potiguar foi realizada na segunda-feira (17), no Instituto de Educação Superior Presidente Kennedy (IFESP), com participação da deputada estadual, Gesane Marinho, do presidente do Conselho Estadual dos Direitos Humanos, Roberto Monte e da representante do Comitê de Mobilização Social pela Educação potiguar, Ione de Campos Freitas.
Gesane Marinho é autora da Lei n.º 9503 que institucionalizou a Semana e o Dia Estadual de Mobilização Social pela Educação no Rio Grande do Norte, estabelecidos para a semana em que incidir o dia 19 de setembro, em comemoração ao aniversário do educador Paulo Freire. Segundo Gesane, o interesse da família pela educação dos filhos é fundamental para o desenvolvimento da escola e o cumprimento dos deveres escolares. “A criação dessa lei foi dada a partir do chamado emitido pelo MEC, que considera a participação da família como um elemento fundamental para o desenvolvimento da educação. Pais mais presentes são um incentivo para as crianças continuarem estudando”, disse a deputada.
Na manhã da terça-feira (18), alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Senador Jessé Pinto Freire (Cenep) conduziram apresentação cultural na Escola Estadual Varela Barca. No mesmo local, o juiz federal, Jailson Leandro de Sousa, proferiu palestra sobre a Importância do voto. Na tarde do mesmo dia, o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Éden Lemos, fez exposição, no Cenep, sobre Gestão Democrática nas escolas públicas.
Na manhã da quarta-feira (19), representantes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte encaminharam minutas a gestores dos municípios em todo o estado orientando a elaboração de leis que institucionalizem a Mobilização Social pela Educação.
Apresentação cultural dos alunos da Escola Hegésippo Reis |
Ainda na manhã da quarta-feira, em atividade simultânea no IFESP, alunos da Escola Estadual Hegésippo Reis abriram a programação do dia, com apresentação de poesia autoral. Na sequência, o coordenador do PMSE/MEC, José Gilson Matias Barros, e o consultor do PMSE/MEC, Sérgio Maia, falaram sobre as atividades de incentivo à interação família-escola-comunidade que têm sido estimuladas pelo Ministério da Educação em todo o País. A técnica pedagógica da I Diretoria de Ensino da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (DIRED/SEEC), Anete Nogueira, também apresentou e conduziu debate sobre o vídeo-documentário em homenagem a Paulo Freire. As atividades foram acompanhadas pela coordenadora pedagógica do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) de Natal, Cláudia Santa Rosa, pela diretora do IFESP, Fátima Carrilho, e pela mobilizadora Ione Freitas.
Vera Cruz
Reunião na Câmara de Vereadores de Vera Cruz |
Na tarde do dia 19, os representantes do MEC atenderem ao convite da secretária municipal de Educação de Vera Cruz, Fátima Viegas, para divulgar o PMSE em reunião na Câmara de Vereadores da cidade, localizada na região metropolitana de Natal (RN). O encontro contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar e da Federação de Bandeirantes do Brasil, professores, técnicos da Secretaria Municipal de Educação e membros do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD) que é desenvolvido pela Polícia Militar do Rio Grande do Norte.
Os 60 participantes da atividade acompanharam a exposição dos representantes do PROERD sobre a importância da colaboração das famílias para a formação escolar e cidadão dos filhos e para as ações de prevenção às drogas direcionadas aos jovens.
Grupo que deverá formar o Comitê de Mobilização de Vera Cruz |
Como resultado da palestra dos representantes do MEC sobre o PMSE, os participantes da reunião deliberaram pela formação de um grupo de mobilizadores que vai conduzir a formação do Comitê de Mobilização Social pela Educação de Vera Cruz. Esse grupo de trabalho inicial foi formado por integrantes dos segmentos presentes à reunião, além de representantes das famílias de alunos das escolas municipais.
Para integrar o Comitê de Mobilização, o grupo programa convidar lideranças religiosas e, para os próximos meses, deve organizar uma Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação.
Leia mais:
Rio Grande do Norte realiza II Semana Estadual de Mobilização Social pela Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário