Participantes da Oficina realizada em Vilhena (RO) |
Instalar Comitês de Mobilização nos municípios da região do Cone Sul em Rondônia, divulgar as atividades de incentivo à interação família-escola nas mídias locais e incluir a Mobilização Social pela Educação no Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas. Essas são algumas das ações priorizadas pelos mobilizadores rondonienses a partir da Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação realizada na cidade de Vilhena, em julho.
Durante o evento de capacitação, divididos em grupos, gestores escolares, conselheiros tutelares, agentes comunitários de saúde, secretários de educação e orientadores educacionais compartilharam práticas e projetos educacionais em que vêm trabalhando e que têm obtido resultados positivos. A partir da troca de experiências, os mobilizadores opinaram sobre quais ações devem ser priorizadas com o intuito de fortalecer o vínculo entre profissionais da educação, pais, alunos e comunidade na região do Cone Sul.
As exposições da Oficina foram conduzidas pelo representante do MEC, Sérgio Maia |
Promovida em parceira com o MEC, a Oficina foi realizada por iniciativa da promotora Yara Travalon, que responde pela Curadoria da Infância e Juventude e Educação da 1ª Promotoria de Justiça de Vilhena. Além de vilhenenses, a atividade contou com a presença de representantes dos municípios de Corumbiara, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Chupinguaia e Cerejeiras.
Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Vilhena (RO).
Leia mais sobre a Oficina de Formação de Mobilizadores em Vilhena (RO).
Confira abaixo as ações destacadas como prioritárias pelos mobilizadores da região do Cone Sul, em Rondônia:
- Criar rede de informações ampla entre as escolas e entidades da sociedade civil, para a melhoria da qualidade da educação.
- Instalar Comitês de Mobilização Social pela Educação nos municípios do Cone Sul.
- Criar ações para interação da família com a escola, como Seminários e Grupo Operativo de Pais.
- Definir, em nível municipal, o Dia de Mobilização Social pela Educação.
- Divulgar nas mídias locais e no Blog da Mobilização as ações desenvolvidas pelos mobilizadores.
- Realizar novas oficinas de capacitação para mobilização no Cone Sul.
- Instituir Conselhos Escolares.
- Incluir a Mobilização Social pela Educação no Projeto Político Pedagógico e no Plano Decenal.
- Apresentar a Mobilização para professores das escolas públicas e privadas.
- Monitorar e fiscalizar a aplicação de recursos da Educação pela União, estados e municípios, incluindo os conselhos de controle e participação social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário