segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mobilização das famílias em prol da educação avança em Maracaçumé (MA)

Participantes da I Oficina de Capacitação para Coordenador
da Família em Maracaçumé
Assim como outros municípios maranhenses, Maracaçumé tem apostado na mobilização das famílias para contribuir para a melhoria da qualidade da Educação. Exemplo desse empenho pôde ser conferido na I Oficina de Capacitação para Coordenador da Família promovida na cidade, no dia 4 novembro do ano anterior, com o objetivo de ampliar as ações de incentivo à interação família-escola-comunidade. 

Organizada pelas mobilizadoras Anna Ramalho e Cleonice Oliveira, de Governador Nunes Freire – município localizado a 13 km de Maracaçumé – a Oficina foi realizada a convite da Secretária Adjunta de Educação, Maria Lourdite, e da coordenadora local de Mobilização Social pela Educação, Francisca Elda. 

Durante a capacitação, os participantes conheceram o projeto Coordenadores de Família, que vem sendo implementado com êxito em Governador Nunes Freire e tem como objetivo inserir no contexto escolar um representante da família para mediar a relação entre educadores e familiares. Entre os demais tópicos abordados, também foram fornecidas orientações para trabalhar com a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos, realizar visitas às casas das famílias dos alunos e receber os familiares no ambiente escolar.

A capacitação foi organizada por mobilizadoras de
Governador Nunes Freire (MA)
As voluntárias de Governador Nunes Freire, que conduziram a Oficina, destacaram a importância da cooperação entre os mobilizadores dos dois municípios para reforçar as ações de incentivo à interação família-escola na região. 

“Uma das metas da Mobilização Social pela Educação de Governador Nunes Freire é promover o intercâmbio com os municípios limítrofes e/ou adjacentes, visando divulgar a mobilização social, implantar as ações mobilizadoras, fortalecer os laços, trocar experiências, compartilhar situações problemas e estudar soluções que serão moldadas à realidade de cada município”, afirmaram Anna Ramalho e Cleonice Oliveira. 

Um comentário:

Blog da Sandra Lima disse...

Maracaçumé esta na luta pelo avanço em todos os aspectos, a os mobilizadores estão trabalhando em prol das famílias, das escolas e da comunidade no sentido de unir-se e assim a educação avançar.
Parabéns aos mobilizadores, coordenadores, a Sec. adjunta a Senhora Marta Lourdite, sec. de Educação Senhor Francisco Costa e principalmente ao apoio do prefeito de Maracaçumé-MA Senhor Francisco Gonçalves.