Participantes da Oficina de Formação de Mobilizadores em Juripiranga (PB) |
Realizar ações de mobilização direcionadas a famílias de estudantes infrequentes e de alunos com dificuldades na leitura e na escrita são algumas das metas dos mobilizadores sociais pela educação do município de Juripiranga, na Paraíba. Para ir em busca desses objetivos, os voluntários propõem a realização de grande campanha de mobilização para o período de volta às aulas em todo o sistema municipal de ensino.
Essas e outras atividades e estratégias dos mobilizadores de Juripiranga fazem parte do Plano de Ação debatido durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada na cidade nos dias 13 e 14 de novembro de 2014. A formação foi organizada por iniciativa do professor Saulo José Veloso de Andrade, da Escola Municipal José Grimaudo Tavares, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Divididos em grupos, mobilizadores discutiram o Plano de Ação a ser desenvolvido na cidade |
Durante a Oficina, que contou com exposições conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização Social pela Educação do Ministério da Educação (PMSE/MEC), Paulo Ronaldo dos Santos, os participantes conheceram as orientações do PMSE e exemplos de sua implementação em diversas localidades. Foram apresentados, também, os fundamentos da interação família-escola-comunidade, bem como informações sobre os avanços e desafios da educação no Brasil.
O evento de formação contou com apresentação cultural de alunos do Mais Educação |
Além de gestores escolares e professores das escolas municipais José Grimaudo Tavares, José Borba, Josefa Alexandrina e Salvino João Pereira, estiveram presentes na atividade membros do Conselho Tutelar, mães de alunos, representantes das secretarias municipais de Cultura e Educação e de escolas particulares da cidade paraibana. O prefeito de Juripiranga, Paulo Dália, participou da mesa de abertura do evento e ressaltou a importância de envolver familiares e a comunidade em busca de melhorias para a educação.
“A responsabilidade da educação dos alunos precisa ser compartilhada, precisamos ver os professores como grandes aliados no sentido de ajudar as famílias de seus alunos a terem uma vida melhor, através da valorização da educação”, refletiu o prefeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário