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As escolas públicas brasileiras contam com uma ferramenta para
compreender melhor seus resultados no Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb). A partir desta sexta-feira, está disponível na
página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira (Inep) um novo painel, desenvolvido para contextualizar os
desempenhos das escolas.
Além dos resultados do Ideb, divulgados ao longo das cinco edições do
indicador, os interessados podem conferir informações coletadas pelo
Censo Escolar da Educação Básica e novos indicadores criados pelo Inep. O
objetivo é explicitar às escolas o contexto social em que estão
inseridas e mostrar que, independentemente das condições do alunado, é
possível ter bons desempenhos, apesar de os esforços para isso serem
muito diferentes.
O presidente do Inep, Chico Soares, explica que o painel apresenta o
Ideb, o mais importante indicador da educação básica brasileira, em um
contexto social. “Ele vai mostrar às escolas que há experiências de
sucesso em qualquer tipo de condição. Ou seja, a escola pode
transformar a realidade do aluno e não apenas reproduzir as suas
limitações ou vantagens sociais”, justifica.
O portal é destinado às escolas públicas que tiveram divulgação de resultados na última edição do Ideb (2013).
Indicadores – Cada escola pode conferir sua situação
em relação a quatro novos indicadores criados pelo Inep: de nível
socioeconômico (Inse), de adequação da formação docente; de esforço
docente, e de complexidade da gestão escolar.
O primeiro é a média do nível socioeconômico dos alunos de cada
escola, distribuídos em sete níveis (sendo 7 o mais alto). O indicador é
calculado com base nas informações fornecidas pelos alunos no
preenchimento do questionário contextual da Prova Brasil.
Os outros três indicadores foram criados com base nas informações
prestadas pelas escolas ao Censo Escolar. O indicador de adequação da
formação docente é a proporção de professores de cada escola que possui a
formação adequada para a disciplina que leciona, nos termos da lei.
O de esforço docente mensura a dificuldade enfrentada pelos
professores para o exercício da profissão, considerando o número de
escolas em que atuam; turnos de trabalho; número de alunos atendidos, e
de etapas nas quais lecionam.
Por fim, a complexidade de gestão foi traduzida por meio de quatro
características da escola: porte (número de alunos matriculados); número
de turnos de funcionamento; complexidade das etapas ofertadas pela
escola e número de etapas/modalidades oferecidas.
Comparações – Os dados permitem que as escolas se
comparem não só com as escolas do mesmo município ou estado – como hoje é
possível por meio dos dados divulgados – mas também a partir de
características semelhantes: localização, dependência administrativa ou
indicadores de complexidade de gestão e nível socioeconômico.
“Esperamos que o sistema passe por evoluções constantes, que dependem
da utilização da sociedade”, diz Chico Soares, ao convidar os
interessados a conferir o novo painel. Os dados serão atualizados a cada
dois anos, com a divulgação de novos resultados do Ideb.
Acesse o novo painel do Ideb
Fonte: Portal do Inep
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