quarta-feira, 1 de abril de 2015

Concurso Tempos de Escola 2015 abre inscrições

Começa hoje, dia 1º, o período de inscrições do Concurso Tempos de Escola 2015, que chega, este ano, à sua sétima edição. A iniciativa é promovida pelo Instituto Votorantim, como parte do programa Parceria Votorantim pela Educação – PVE, e conta com o apoio do Ministério da Educação – MEC e do Canal Futura.

O concurso é voltado a alunos e professores das redes públicas de ensino dos municípios que participam do PVE e tem como objetivo incentivar a escrita e a reflexão sobre a importância da educação na formação cidadã. Lançado em 2008, o Concurso Tempos de Escola já beneficiou quase 50 localidades com atividades conjuntas com as Secretarias Municipais de Educação e os gestores das unidades de ensino.

Em sua última edição, o Concurso Tempos de Escola recebeu mais de 3 mil inscrições, alcançando a média recorde de 249 redações por município. “O concurso é, hoje, nossa ação de mobilização mais ampla, pois abrange diversos públicos a partir das temáticas propostas pelas várias categorias de participação. O tema geral desta edição, Grandes atitudes pela educação, visa divulgar e promover a reflexão sobre as 5 Atitudes pela Educação, campanha do Todos pela Educação, movimento nacional do qual o Instituto Votorantim passou a ser parceiro este ano”, explica Anna Paula Colacino, coordenadora do PVE.

Categorias e premiações

Os alunos concorrem em quatro categorias, de acordo com sua etapa escolar. Alunos do 4º, 5º e 6º anos do Ensino Fundamental participam na Categoria 1; do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental na Categoria 2; do 1º ao 3º ano do Ensino Médio na Categoria 3; e alunos da Educação de Jovens e Adultos – EJA concorrem na Categoria 4. Cada categoria desenvolverá um tipo de texto diferente a partir de propostas de redação em torno da temática geral do concurso. A carta, ou texto epistolar, será o gênero trabalhado na Categoria 1, o texto expositivo na Categoria 2, o texto publicitário na Categoria 3 e o relato de experiência na Categoria 4.

“A produção das redações, a partir das propostas de cada categoria, envolve tanto alunos e professores como também as famílias, o que vai ao encontro do tema do PVE para 2015: Família e Escola Juntas: uma atitude que transforma. Ao incentivar a escrita entre os alunos, nosso objetivo é fazer com que eles reflitam sobre a importância da escola e da participação de suas famílias na sua formação como cidadãos”, afirma Colacino.

Os vencedores da sétima edição do Concurso Tempos de Escola serão conhecidos em setembro. As premiações vão de certificados a bicicleta, tablets, leitores digitais e notebooks. Além dos alunos, também os professores orientadores das redações vencedoras, ou com maior número de alunos inscritos sob sua orientação, serão premiados.

Confira, aqui, o regulamento completo do Concurso Tempos de Escola 2015. As inscrições devem ser feitas por esta página até o dia 17 de julho. Caso tenha alguma dúvida, escreva para contato@blogeducacao.org.br.

Cronograma do Concurso Tempos de Escola 2015

Inscrições: de 1º de abril a 17 de julho.
Organização e triagem técnica: julho e agosto de 2015.
Seleção pela Comissão Julgadora: de 24 de agosto a 9 de setembro de 2015.
Divulgação dos resultados: dia 16 de setembro de 2015, no Blog Educação.
Premiação: novembro de 2015.

Fonte: Blog Educação

Nenhum comentário: