quarta-feira, 15 de abril de 2015

Secretaria de Educação de Caldas Novas (GO) incentiva interação entre família e escola

Representantes de diversos segmentos sociais participaram
 da Oficina de Formação de Mobilizadores em Caldas Novas
Apresentar o Plano de Mobilização Social pela Educação (PMSE) aos educadores, formar Comitê de Mobilização e inserir o PMSE na pauta das escolas estão entre as propostas da Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) de Caldas Novas (GO) para reforçar a interação família-escola-comunidade na cidade goiana. Essas e outras ações foram destacadas como prioritárias no Plano de Ação elaborado durante a Oficina de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Caldas Novas, nos dias 12 e 13 de março.

Promovido em parceria com a SEMECT, o evento contou com exposições conduzidas pelo representante do Plano de Mobilização do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos. Participaram da atividade professores e gestores escolares, bem como representantes da Igreja Católica, do movimento espírita, do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A secretária municipal de Educação de Caldas Novas, Gabriela Azeredo Santos, também esteve presente na Oficina.

Mobilizadores discutiram maneiras de reforçar e ampliar
as ações de incentivo à interação família-escola
Para subsidiar a construção do Plano de Ação, durante a capacitação os participantes conheceram os fundamentos da interação família-escola, as orientações do Plano de Mobilização e o principal instrumento de trabalho dos mobilizadores, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. Foram também oferecidas informações sobre os avanços e desafios da educação no Brasil, além de exemplos de boas práticas de mobilização das famílias e das comunidades desenvolvidas em diversas regiões.

A Oficina contou com apresentação cultural conduzida por
alunos do CMEI Dona Umbelina Maria dos Anjos
Divididos em grupos, os mobilizadores de Caldas Novas foram incentivados a refletirem sobre as ações que já realizam com o intuito de aproximar familiares e educadores. Após a discussão, os participantes apresentaram aos demais voluntários resumos do que já vem sendo feito e o planejamento de novas atividades.

Como resultado da Oficina, além das metas propostas pela da Secretaria de Educação, os participantes da formação estabeleceram como prioridades mobilizar famílias de alunos infrequentes, cobrar das autoridades responsáveis melhorias para a infraestrutura das escolas e integrar os programas de Educação com os de outras áreas, como Saúde, Esporte e Assistência Social.

Nenhum comentário: