Representantes de diversos segmentos sociais participaram da Oficina de Formação de Mobilizadores em Caldas Novas |
Apresentar o Plano de Mobilização
Social pela Educação (PMSE) aos educadores, formar Comitê de
Mobilização e inserir o PMSE na pauta das escolas estão entre as propostas da Secretaria
Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia (SEMECT) de Caldas Novas (GO) para
reforçar a interação família-escola-comunidade na cidade goiana. Essas e outras
ações foram destacadas como prioritárias no Plano de Ação elaborado durante a Oficina
de Formação de Mobilizadores Sociais pela Educação sediada em Caldas Novas, nos
dias 12 e 13 de março.
Promovido em parceria com a
SEMECT, o evento contou com exposições conduzidas pelo representante do Plano
de Mobilização do Ministério da Educação, Paulo Ronaldo dos Santos. Participaram
da atividade professores e gestores escolares, bem como representantes da Igreja
Católica, do movimento espírita, do Programa Educacional de Resistência às
Drogas (PROERD), do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)
e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A
secretária municipal de Educação de Caldas Novas, Gabriela Azeredo Santos,
também esteve presente na Oficina.
Mobilizadores discutiram maneiras de reforçar e ampliar as ações de incentivo à interação família-escola |
Para subsidiar a construção do
Plano de Ação, durante a capacitação os participantes conheceram os fundamentos
da interação família-escola, as orientações do Plano de Mobilização e o
principal instrumento de trabalho dos mobilizadores, a cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos.
Foram também oferecidas informações sobre os avanços e desafios da educação no
Brasil, além de exemplos de boas práticas de mobilização das famílias e das
comunidades desenvolvidas em diversas regiões.
A Oficina contou com apresentação cultural conduzida por alunos do CMEI Dona Umbelina Maria dos Anjos |
Como resultado da Oficina, além
das metas propostas pela da Secretaria de Educação, os participantes da
formação estabeleceram como prioridades mobilizar famílias de alunos
infrequentes, cobrar das autoridades responsáveis melhorias para a
infraestrutura das escolas e integrar os programas de Educação com os de outras
áreas, como Saúde, Esporte e Assistência Social.
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