quarta-feira, 8 de abril de 2015

Escolas de Ipiaçu (MG) incentivam a participação das famílias

Familiares de alunos em dia de visitas às escolas de Ipiaçu
Conscientes da importância do envolvimento de pais, mães e responsáveis no cotidiano dos estudantes, professores do município de Ipiaçu (MG) têm se empenhado para aproximar familiares de alunos e comunidade escolar e, assim, melhorar o aproveitamento do ensino. Neste ano, as escolas municipais da cidade mineira devem dar continuidade às ações de mobilização realizadas em 2014 e 2013, como o dia “Pais na Sala de Aula”.

Pais acompanharam alunos em atividades durante o dia
"Pais na sala de aula"
Durante a data, os familiares de alunos são convidados a visitar as escolas e a participarem de uma série de atividades em conjunto com os estudantes. “Os encontros começam sempre com uma leitura feita pelos alunos. Após o momento de acolhida, falamos sobre a importância desse dia para todos, salientando que ele ficará para sempre registrado na mente dos alunos, pais e professores”, relatou a orientadora de estudos, Neomizia Furtado Bezerra Amorim. 

A programação do dia inclui brincadeiras e jogos diversos, além de atividades de matemática e português para serem trabalhados em duplas ou grupos. Para que nenhum estudante ficasse desacompanhado durante as ações, os professores estimularam que outros membros da família comparecessem às unidades de ensino. 

Ao final do dia com os familiares, são apresentados os
trabalhos realizados em conjunto
“Sabendo da resistência de alguns e pensando no desencanto da criança sem ninguém para acompanhá-la, sugerimos que poderiam trazer um tio, irmão, avô, lembrando que várias crianças são criadas ou cuidadas por outros”, apontou Neomízia. 

Para a orientadora, os dias de "Pais na Sala de Aula" são recompensadores. “Nosso objetivo foi alcançado. A participação das famílias foi acima de 85%. Os pais vieram, participaram e se empolgaram”, afirmou.

Confira aqui apresentação com mais imagens e informações das atividades de incentivo à interação família-escola em Ipiaçu, elaborada pela orientadora de estudos Neomízia Furtado. 

Nenhum comentário: