sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mobilizadores de Diadema (SP) promovem palestras para incentivar interação família-escola-comunidade

Clique na imagem para visualizar mais
informações sobre o evento na Vila Nogueira
Neste sábado, 17 de outubro, os mobilizadores sociais pela Educação de Diadema (SP) promovem, no bairro Vila Nogueira, uma série de palestras com o intuito de aproximar as famílias e a comunidade do cotidiano escolar. A atividade é direcionada a membros da comunidade, familiares de alunos e profissionais do ensino de escolas e creches da região.

Além de oferecer orientações aos familiares e à comunidade para que se envolvam mais ativamente na vida escolar de crianças e adolescentes, a programação do encontro inclui exposições sobre a atuação do Conselho Tutelar, o trabalho com crianças com deficiência e os ensinamentos de Paulo Freire. Durante a atividade, haverá, ainda, debate sobre a mensagem da cartilha Acompanhem a vida escolar dos seus filhos e distribuição de exemplares da publicação.

Um dos mobilizadores responsáveis pela organização do evento, Fábio Borges, destacou que os voluntários locais pretendem ampliar a divulgação da Mobilização Social pela Educação no município e região. “Aos poucos, vamos adquirindo conhecimento e amadurecimento no processo de mobilização e, com isso, sempre estaremos em uma crescente na divulgação a todas as comunidades da importância do acompanhamento na vida escolar das crianças”, afirmou.

Ação no Bairro do Eldorado

Mobilizador Fábio Borges conduziu palestra no evento no
bairro do Eldorado, em Diadema
Atividade semelhante à programada para este sábado na Vila Nogueira foi realizada no dia 19 de setembro, no bairro do Eldorado, em Diadema. Na ocasião, cerca de 40 participantes, entre membros da comunidade e representantes do Conselho Municipal de Educação, da Secretaria Municipal de Educação e da Câmara de Vereadores, estiveram reunidos no salão da Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes e debateram sobre a importância da participação de todos na busca de melhorias para a educação.

Para a mobilizadora e psicopedagoga Wilma Aparecida Miranda, o evento contribuiu para melhorar o diálogo dos profissionais da educação com a comunidade. “Além de falarmos sobre o projeto [o Plano de Mobilização Social pela Educação], realizamos palestras sobre os direitos e deveres dos cidadãos, sobre Conselho Tutelar. É a oportunidade de apresentarmos nossos objetivos e de ouvir da população as expectativas sobre a educação na cidade”, ressaltou.

Participantes da atividade receberam exemplares da cartilha
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos
Durante o evento, o vereador Wagner Feitoza apresentou Projeto de Lei elaborado pelo mobilizador Fábio Borges, com o apoio dos demais mobilizadores locais, para instituir em Diadema o Dia e a Semana Municipal de Mobilização Social pela Educação. “Estamos criando também um estatuto, para deixar o projeto mais robusto. Acreditamos que tem tudo para dar certo. Diadema tem um excelente grupo de profissionais da educação, e temos certeza que a cidade vai voltar a ser referência educacional”, apontou Fábio.

Leia mais sobre o evento de Mobilização no bairro do Eldorado na página do Diário Regional

Nenhum comentário: