domingo, 1 de março de 2009

FAMÍLIA E ESCOLA: O DIÁLOGO QUE RESOLVE



Em Belo Horizonte
, a Secretaria Municipal de Educação –SMED tem canais institucionalizados para promover o diálogo família-escola. É o programa Família-Escola, com ações e instrumentos que favoreçam a parceria:
  • Fórum Família-Escola, centralizado e regionalizado;
  • Reuniões com famílias nas escolas;
  • Acompanhamento da freqüência e da condição dos estudantes;
  • Visitas domiciliares;
  • Formação permanente dos Colegiados Escolares;
  • Atendimento às demandas das escolas para conversar com as famílias;
  • Criação do Alô Educação e do Jornal Família-Escola

O que é o Fórum Família-Escola de Belo Horizonte?

Em maio de 2005, um grupo de familiares solicitou à Secretaria Municipal de Educação um espaço para dialogar sobre a educação de seus filhos. O pleito foi atendido com a criação do Fórum Família-Escola. São realizadas reuniões periódicas, para a qual são convidados pais, mães e responsáveis pelos alunos da rede. Nesse espaço, as famílias podem tirar dúvidas, dar sugestões, aprender e ensinar. Já foram realizados 17 Fóruns centralizados – para toda a rede – e 9 regionalizados, para facilitar a participação das comunidades de determinado bairro ou região. A SMED estima que mais de 5.000 famílias estiveram presentes nessas reuniões.

A voz das famílias

Eis alguns depoimentos de mães, pais e avós de estudantes da rede municipal de BH sobre o Fórum Família-Escola, publicados no Jornal Família-Escola, no. 10, de dezembro de 2008:

“Depois que comecei a participar, passei a acompanhar mais de perto a educação de meus filhos. Hoje faço parte do colegiado, colaboro nos eventos, acompanho algumas atividades do Programa Escola Integrada, participo das reuniões e decisões da escola. Agora sei como é a escola dos meus filhos e o que posso fazer para ajudar”

Josenilda Felipe dos Santos, mãe de alunos.

“Acredito que o diálogo é a melhor maneira de participar da escola. É muito importante que a próxima direção continue trabalhando junto comas famílias, para que possamos participar mais da educação de nossos filhos, netos, sobrinhos e também das decisões da escola”.

Milton Anacleto da Silva, avô de aluno


“Sempre participo dos fóruns e entrei também para o Colegiado, para incentivar outros pais a estarem mais próximos da escola, da tomada de decisões e da educação dos filhos”.

Eduardo Gonzaga de Sousa, pai de aluno

“Eu sempre participo dos fóruns e também dos eventos da escola para ver se posso fazer algo para melhorar a educação de meus filhos. Os fóruns ajudam a gente a entender melhor o que acontece nas escolas. Seria mito bom que todos os pais participassem mais desses encontros.”

Maria José Valadares dos Reis, mãe de aluno

Nenhum comentário: