sexta-feira, 13 de março de 2009

Lideranças definem estratégias para mobilização em 2009

Lideranças vindas de várias partes do país e representando diversas entidades cristãs reuniram-se em Brasília nos dias 9 e 10 de março para fazer um balanços dos resultados obtidos ao longo do primeiro ano de implementação do Plano de Mobilização Social pela Educação e traçar estratégias para 2009.
As principais estratégias definidas foram:
  • Abrir novas frentes
  • Consolidar as frentes atuais
  • Acompanhar e monitorar as ações de mobilização
  • Formar novos mobilizadores e multiplicadores
  • Criar Comitês de Mobilização Social, com a participação de representantes de vários setores da sociedade
  • Procurar formas de interação com empresas, ONG' e secretarias estaduais e municipais de educação que já aderiram ao Plano de Mobilização
  • Disseminar, registrar e realimentar o fluxo de informações
  • Estruturar e consolidar a rede de mobilizadores
Para cada um desses itens foram definidas ações e formas de atuação, que poderão levar a mobilização a todos os estados brasileiros, envolvendo mais de 10 mil voluntários em todo o país.

Avanços
Durante o encontro, foi possível identificar os pontos de avanço mais expressivos, como a criação de comitês de mobilização em vários locais. Em Franca, por exemplo, depois da criação do Comitê local de mobilização, o movimento se alastrou para outros municípios vizinhos, envolvendo voluntários de igrejas, secretarias municipais de educação, professores, representantes do judiciário e empresas.
Em João Pessoa, Paraíba, onde o Plano foi lançado em novembro, o Comitê de Mobilização local já conta com mais de 50 membros, representando também vários segmentos da sociedade. As ações visam, agora, além de consolidar a atuação na capital paraibana, abrir novas frentes nos municípios prioritários pelo IDEB mais baixo e nas grandes cidades do estado. Outra frente já em fase de consolidação está localizada em Conde, que já está estruturando seu comitê.
Na cidade de São Paulo, mais de 100 voluntário, capacitados em oficinas, vêm atuando em várias frentes, em especial nos bairros que forma a Zona Leste e municípios de seu entorno. O movimento já atingiu a região do ABC, com frentes de mobilizadores formadas em Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Bernardo.
Em próximas postagens, daremos detalhes sobre as estratégias definidas e sua implementação.

Um comentário:

Késia Mesquita disse...

Definir objetivos e estratégias é essencial! O encontro de Lideranças foi extremamente oportuno para a troca de idéias, experiências e definição de estratégias. Abrir novas frentes de mobilização, envolvendo igrejas, secretarias, e toda a comunidade, é um esforço válido e importante, que deve ser encarado como um valor de vida, e não apenas como um programa de governo. Educação é interesse de todos. Unindo forças, acredito que podemos tornar o povo brasileiro, mais consciente de seu papel como agente social, e assim, vermos o ideal de escola de qualidade para todos, um sonho realizado, como resultado da nossa vontade e trabalho em conjunto!